keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

69% das praias de SC estão próprias para banho, diz IMA

Novo relatório do IMA destaca qualidade das águas em Santa Catarina

Imagem mostra praia de SC com agua verde esmeralda

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recentemente atualizou os dados sobre a qualidade das águas nas praias do estado. De acordo com as análises feitas na semana de 19 a 23 de fevereiro, um expressivo número de 165 pontos de banho, dos 238 monitorados ao longo do litoral catarinense, foi classificado como próprio para banho, correspondendo a 69,33% do total. Em Florianópolis, conhecida por suas belezas naturais, 72,41% dos pontos avaliados estão seguros para os banhistas.

Esta informação é relevante para quem planeja desfrutar das praias de Santa Catarina, oferecendo uma garantia de que a maioria das localidades está em condições saudáveis para banho. A transparência e a facilidade de acesso aos dados são asseguradas pelo IMA, que disponibiliza os resultados atualizados em seu site. Os interessados podem verificar o status de cada ponto de coleta através de um mapa interativo, que mostra as bandeirinhas indicativas da qualidade da água, além de oferecer um histórico detalhado através de um menu específico.

A metodologia empregada pelo IMA segue rigorosos padrões internacionais de análise da qualidade da água, utilizando procedimentos e equipamentos de última geração para garantir a precisão dos resultados. A legislação aplicável define claramente os critérios para classificar os pontos de banho como próprios ou impróprios, baseando-se na presença de coliformes fecais e Escherichia coli, indicadores de contaminação.

Os banhistas são aconselhados a evitar o mergulho próximo a saídas de escoamento pluvial ou após chuvas intensas, devido ao risco de contaminação por materiais arrastados para o mar. Essa recomendação visa proteger a saúde pública e manter a qualidade das águas litorâneas.

O IMA mantém um calendário de coletas e divulgação dos resultados, promovendo a transparência e permitindo que o público acompanhe de perto a situação das praias. Através do site oficial e do aplicativo Praia Segura, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, é possível acessar informações atualizadas, contribuindo para uma experiência de banho segura e agradável nas praias do estado.

A iniciativa do IMA de monitorar a balneabilidade das praias catarinenses e compartilhar abertamente os dados reflete o compromisso com a preservação ambiental e a saúde pública, garantindo que as belezas naturais de Santa Catarina possam ser aproveitadas por todos de forma segura e consciente.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Turismo

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, um marco com 200 anos de história, é um dos muitos tesouros turísticos que merecem ser explorados

Turismo

Balneário Camboriú terá 90% de ocupação hoteleira durante o feriado de Páscoa

Os restaurantes da cidade também devem registrar um crescimento na movimentação de clientes

Mais notícias

Segurança

Viúva foi que mandou matar e torturar advogado gaúcho em Florianópolis

Advogado foi morto com golpes de faca, garfo e até moedor de carne; corpo foi deixado dentro de uma BMW

Segurança

Motorista morre após invadir pista contrária e bater de frente em caminhão

Após o impacto, o caminhão saiu da pista e colidiu com árvores às margens da rodovia