keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Porto Belo está entre cidades alvos da nova fase da operação Mensageiro

Ordens de prisão e de busca e apreensão foram executadas em cidades localizadas no Norte do Estado e na região da Foz do Rio Itajaí

WhatsApp Image 2024 04 29 at 09.19.20 Visor Notícias
Foto: Visor Notícias

Na manhã desta segunda-feira (29), a Operação Mensageiro, focada em desmantelar esquemas de corrupção em serviços públicos de Santa Catarina, entrou em sua quinta fase. Duas cidades do estado, uma localizada no Norte e outra na região da Foz do Rio Itajaí, foram o cenário para a execução de mandados de prisão e de busca e apreensão. A operação investiga fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo a coleta e destinação de lixo, abastecimento de água e iluminação pública.

Os mandados, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina a pedido da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina. No total, quatro ordens de prisão preventiva e dezenove de busca e apreensão foram realizadas, incluindo agentes públicos e privados, bem como órgãos públicos. Uma das ordens foi cumprida fora do estado, especificamente em São Paulo.

Dentre os investigados nesta nova etapa está o deputado estadual Emerson Stein (MDB), ex-prefeito de Porto Belo, contra quem foram expedidos mandados de busca e apreensão. A ação também resultou na prisão de ao menos um prefeito e um vice-prefeito. Desde as primeiras horas do dia, equipes do GAECO estiveram presentes na prefeitura de Porto Belo, especialmente no setor de licitações, em busca de documentação relativa a um contrato de 2021 sobre abastecimento de água.

Operação Mensageiro


A fase atual da Operação Mensageiro, desencadeada nesta segunda-feira, segue um extenso período de mais de um ano de investigações meticulosas. Durante este tempo, autoridades analisaram evidências e ouviram testemunhas e investigados, o que levou à descoberta de possíveis novos delitos. Nesta etapa, os serviços de abastecimento de água e iluminação pública em dois municípios de Santa Catarina estão sob investigação.

Para a execução dos mandados judiciais, a operação contou com o apoio essencial da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com as diretrizes do Tribunal, as investigações estão sendo conduzidas sob sigilo para preservar a integridade do processo e garantir a eficácia das apurações em curso.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Entenda como fica o governo do Irã com a morte do presidente

Ebrahim Raisi morreu em uma queda de helicóptero neste domingo

Política

Como justificar ausência nas eleições 2024 pela internet

Passo a passo para evitar multas e sanções legais

Política

Morre deputada Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher

Parlamentar lutava pelos direitos das pessoas com visão monocular

Política

Senado aprova texto-base do novo DPVAT

A proposta foi aprovada após uma votação de 41 votos a favor, 28 contra e nenhuma abstenção

Mais notícias

Segurança

Aposentado morre em colisão com carreta na BR-116 em SC

O motorista da carreta não sofreu ferimentos

Geral

Semasa alerta para possível falta d’água em Itajaí

Turbidez segue prejudicando a captação e o tratamento do recurso