keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Univali inaugura Serviço de Tomografia e Radiografia Panorâmica Digitalizadas

Equipamento oferece maior precisão no diagnóstico e auxilia no planejamento do tratamento

X

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) inaugura nesta quinta-feira, dia 15, às 17h30, no curso de Odontologia, localizado no bloco C5 do Campus Itajaí, o Serviço de Tomografia e Radiografia Panorâmica Digitalizadas. Um tomógrafo será cedido à Universidade, por meio de comodato com as empresas parceiras Kavo e Nobel Biocare.  O equipamento realiza imagens com nitidez e precisão, que auxiliam no diagnóstico e são base para o planejamento de tratamentos odontológicos em praticamente todas as especialidades.

O tomógrafo possibilitará a identificação e diagnóstico de fraturas dentárias, lesões ósseas, anomalias esqueléticas e principalmente de atrofia dos rebordos alveolares (perda óssea). A ideia de utilizar este recurso sempre foi pautada pelo curso de Odontologia, em especial pela necessidade do curso de Especialização em Implantodontia, que usa o tomógrafo de forma rotineira. O comodato com as parceiras tornou-se realidade graças à parceria sólida da especialização com a Nobel Biocare, empresa que se fundiu com a Kavo, organização que comercializa equipamentos odontológicos e de imagem.

De acordo com o professor do curso de Odontologia da Univali, Alberto Fedeli Jr., que coordena a especialização em Implantodontia da Instituição e é responsável pela implantação do novo serviço, atualmente, a necessidade de solicitar exames de imagem nos atendimentos odontológicos aumentou, pois eles são fundamentais na elaboração de diagnósticos mais precisos. Ele explica que o fluxo de trabalho será estabelecido a partir do contexto identificado nos primeiros meses do serviço: “Acreditamos que será possível atender em média 50 pacientes por mês, envolvendo tanto a tomografia como a radiografia panorâmica”, pondera.

O serviço contemplará pacientes da Univali, da rede pública do município de Itajaí e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Univali, sendo que todos deverão vir por meio de encaminhamento com a solicitação do exame.

Para os pacientes, a realização do exame no tomógrafo é semelhante ao da radiografia panorâmica. Diferente dos tomógrafos hospitalares, no tomógrafo de feixe único, que será usado na Univali, não será necessário deitar-se em um tubo para realização do exame. O paciente ficará sentado ou em pé, em torno de 30 a 40 minutos para tomografar os dois arcos maxilares.

“Este equipamento agregará muito na qualidade do serviço e do exame. Isto repercutirá de forma positiva para o paciente e também para o profissional atuante”, ressalta Fedeli.

A inauguração será prestigiada por acadêmicos e professores da Univali, por representantes da rede municipal de saúde, e contará com a presença de representantes das empresas parceiras.

Cidades

Implantação do sistema de esgoto resultará na despoluição gradativa do Rio Camboriú

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo

Cidades

Defesa Civil amplia alerta de deslizamentos em Santa Catarina

Cidades catarinenses já sentem os efeitos da chuva persistente, com registros de alagamentos e deslizamentos

Cidades

Chuva causa deslizamento e alagamentos em Florianópolis

Os motoristas sentem o reflexo das chuvas em vários pontos da cidade e o congestionamento também afeta a BR-101

Cidades

Ave rara é encontrada na areia da praia do Campeche em Florianópolis

Essa é a primeira vez que Associação R3 Animal resgata um trinta-réis-escuro

Mais notícias

Segurança

Homem é preso após ameaçar esposa com arma em Itapema

O homem foi encaminhado para a delegacia de Itapema em flagrante por posse ilegal de arma e ameaças

Geral

CVV abre inscrições para voluntários em Bombinhas

O treinamento será realizado em oito encontros online, todas as segundas e quintas feiras, das 19 às 22 horas e terá duração de dois meses.