keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul

Chuvas em SC causam estragos em 12 municipios morte e investigada no Meio Oeste 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Santa Catarina enfrenta uma situação crítica devido às fortes chuvas que atingiram o estado nesta quinta-feira (2), afetando 19 cidades e resultando em 37 pessoas desalojadas. As áreas mais impactadas incluem o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, espera-se que as chuvas se estendam para outras partes do estado na sexta-feira (3).

O relatório mais recente identificou desalojados em quatro cidades: São João do Sul com 16, São Joaquim com 11, Praia Grande com 6 e Orleans com 4 desalojados. Além disso, em Praia Grande, seis pessoas foram acomodadas em um abrigo público. O município de Ipira, no Meio-Oeste, também foi severamente afetado, com o registro do desaparecimento de um homem de 61 anos após seu carro ser arrastado por uma enxurrada.

As consequências das chuvas também incluem a interdição de vias e a evacuação de áreas de risco. Em Praia Grande, que declarou situação de emergência, choveu 186 milímetros em apenas dois dias, o maior volume registrado no estado. O nível do Rio Mampituba ultrapassou os 4,5 metros, forçando a evacuação completa do bairro 1º de Maio e a interdição da SC-290 devido a alagamentos. Outros incidentes reportados incluem deslizamentos de terra e estradas interrompidas em diversas partes do estado, como em Bom Jardim da Serra e Capinzal, que sofreram com barreiras caídas e inundações.

Municípios atingidos pelas chuvas em SC
Orleans
: Deslizamento na localidade de Otávio Dalazen, que atingiu parcialmente uma residência. Família de 4 pessoas adultas foram acolhidas em casa de parentes.
Içara: Aumento do Rio Três Ribeirões causou enxurrada na localidade de Nossa Senhora de Fátima.
Criciúma: Alagamento no Centro da cidade.
Urussanga: Pequeno deslizamento na localidade Morro da Glória e enxurradas na localidade de Baixada Fluminense, onde 3 residências foram atingidas com lama. Há alagamentos pontuais nas localidades de Rio Molha, Palmeira, Estação e Centro, no Terminal Rodoviário.
Balneário Rincão: Descarga elétrica na localidade de Lagoa dos Esteves atingiu 5
residências e causou a morte de um novilho de 7 meses.
Praia Grande: Inundação causou a interdição da Rodovia-SC 290. O Rio Canoas está invadindo a pista de rolagem. Equipes seguem trabalhando na desobstrução de córregos e bueiros, e um ônibus foi colocado à disposição para possível evacuação do Bairro 1º de Maio. Cota do Rio Mampituba ultrapassou os 4,5 metros e está fora de seu leito.
São João do Sul: Seis comunidades estão isoladas e 10 vias estão interditadas.
São Joaquim: Seis residências ficaram destelhadas por vendaval no bairro Jardim Bandeiras. Duas famílias foram desalojadas. Há registro de alagamentos e movimento de massa no interior do município.
Urupema: Cerca de 20 residências e dois barracões ficaram parcialmente destelhados.
Painel: Duas casas foram parcialmente destelhadas.
Vargem: Enxurrada pontual.
Capinzal: Chuva intensa causou alagamentos no centro do município. Uma edificação ficou destruída e houve danos na rede elétrica e em vias públicas. Danos humanos e materiais ainda estão em levantamento.
Lacerdópolis: Chuvas intensas causou extravasamento da galeria que passa pelo Rio Nair, no centro do município. A água atingiu residências próximas, comércio local e escola.
Alto Bela Vista, Piratuba, Peritiba e Presidente Castello Branco: Enxurradas.
Ipira: Enxurrada causou o desaparecimendo de uma pessoa.
Concórdia: Dois alagamentos.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Guaíba deve permanecer acima da cota de inundação até fim de maio

Preocupação é como será a descida e duração em níveis elevados em função de possíveis chuvas e efeitos do vento

Geral

Distribuidora instala barreira para conter “mar” de botijões de gás em Canoas

Inundação elevou o nível da água a ponto de fazer os botijões flutuarem

Geral

PRF leva suprimentos para tribo indígena ilhada no Rio Grande do Sul

Doações foram entregues para a aldeia da tribo Mbyá-Guarani, localizada às margens do Rio Guaíba em Porto Alegre

Geral

Prefeituras de Bombinhas e Penha e AEGEA emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

Cidades catarinenses se unem à AEGEA para auxiliar comunidades afetadas pelas enchentes de maio

Geral

Empresa nega licença e funcionária coloca irmã gêmea trabalhar no seu lugar

Eu substituindo minha irmã gêmea no trabalho enquanto ela está viajando, porque o pedido de licença dela foi negado", disse a jovem no vídeo

Mais notícias

Segurança

Polícia apreende 25 mil comprimidos de ecstasy em SC

Uma pessoa foi presa e prejuízo ao tráfico é de R$ 2 milhões

Tempo

Fim de semana será de tempo instável em Santa Catarina

Confira a previsão do tempo para os próximos dias