keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

52788844860 871c088d1b c Visor Notícias
Foto: Eduardo Valente/Secom

Um estudo recente de”Tendências de Moradia no Brasil”, realizado pela startup imobiliária Loft em parceria com a Offerwise, revelou uma crescente atração pelo estado de Santa Catarina como destino preferido entre brasileiros de diferentes regiões para morar. Segundo a pesquisa, que contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, 18,3% dos entrevistados expressaram o desejo de se mudar para Santa Catarina, seja agora ou no futuro.

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país, superando outras regiões tradicionalmente populares. O interesse em Santa Catarina é particularmente forte entre os gaúchos, com 59,6% dos participantes do Rio Grande do Sul indicando o estado vizinho como sua primeira escolha, seguidos pelos paranaenses, com 43%, e pelos moradores do Mato Grosso do Sul, que representaram 23,4% das preferências.

O gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi, destaca as qualidades que têm tornado Santa Catarina tão atraente: “O estado vive um momento especial. O crescimento econômico, a segurança e as belezas naturais têm sido grandes atrativos. Cidades como Balneário Camboriú e a capital Florianópolis, em particular, têm visto uma valorização significativa no mercado imobiliário”, disse em entrevista à NSC.

De fato, Florianópolis registrou um aumento de 15% no preço do metro quadrado de imóveis à venda no último ano, o maior entre as cidades analisadas pelo estudo, refletindo a crescente demanda por residências na região.

Após Santa Catarina, São Paulo foi o segundo estado mais citado como destino preferencial para moradia, com 11,8% das escolhas, sendo o único outro estado a alcançar mais de 10% da preferência dos participantes. Este interesse por São Paulo é impulsionado principalmente por moradores de Alagoas (21,7%), Pernambuco (20,6%) e Minas Gerais (20,4%), que veem no estado paulista uma oportunidade para melhores remunerações e crescimento profissional.

“São Paulo é a maior economia do país e abriga diversos grandes centros urbanos. É natural que tenha tanta atração”, observa Takahashi.

Os resultados do estudo “Tendências de Moradia no Brasil” indicam uma clara tendência de mobilidade residencial, com muitos brasileiros considerando a mudança para estados que ofereçam melhor qualidade de vida, segurança e oportunidades econômicas. Santa Catarina, com seu cenário natural exuberante, segurança e potencial econômico, emerge como o destino mais cobiçado, refletindo as prioridades e aspirações dos brasileiros contemporâneos em busca de um lugar ideal para viver.

Veja ranking de estados mais desejados para se mudar no país

EstadoRespondentes (%)
Santa Catarina18.3%
São Paulo11.8%
Minas Gerais8.9%
Rio de Janeiro8.7%
Rio Grande do Sul7.5%
Bahia6.5%
Paraná6.0%
Ceará3.8%
Goiás3.4%
Pernambuco3.1%
Distrito Federal2.9%
Espírito Santo2.6%
Alagoas2.5%
Paraíba2.5%
Mato Grosso1.9%
Rio Grande do Norte1.7%
Mato Grosso do Sul1.4%
Maranhão1.1%
Tocantins1.1%
Sergipe0.9%
Amazonas0.8%
Pará0.7%
Acre0.5%
Rondônia0.5%
Piauí0.5%
Roraima0.2%
Amapá0.2%

Fonte: Loft/Offerwise. Pesquisa realizada entre os dias 9 e 13 de março de 2024, com 3.095 respondentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações da NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Mais notícias

Segurança

Mortos em acidente em Papanduva são identificados

Além dos cinco mortos, um bebê de dois anos foi resgatado e levado ao hospital em estado grave

Geral

Eri Johnson está morando em Balneário Camboriú e planeja desenvolver projetos culturais na cidade

Alternativas devem beneficiar a cidade nas áreas de teatro e esporte, destacando o futevôlei, esporte pelo qual o ator tem grande paixão