keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Plano Diretor Visor Notícias
Foto: Bruno Lima/Visor Notícias

Itapema, conhecida por seu dinamismo e crescimento no setor imobiliário, está prestes a dar um passo importante na definição do seu futuro urbanístico e de desenvolvimento. Isso porque aconteceu na Câmara de Vereadores uma audiência pública que foi proposta pelo ConCidade (Conselho da Cidade), para apresentar a proposta de revisão do plano diretor.

Esse documento, que foi estudado e elaborado pelo conselho da cidade, formado por entidades da sociedade de Itapema, tem como intuito a alteração do Plano Diretor, que deve ocorrer a cada 10 anos. O atual plano já está em vigor há 21 anos, e segundo explica o presidente do ConCidade, Valdomiro Adauto de Souza, foram pontuados itens urgentes que precisam ser alterados, para o desenvolvimento sustentável, melhora da expansão urbana e infraestrutura.

A sessão foi aberta à participação de vereadores, membros do governo, especialistas em urbanismo e cidadãos locais, refletindo a busca por um consenso que atenda às necessidades de crescimento e conservação da cidade. E essa discussão, que envolve a revisão do plano diretor, tem sido bastante polêmica na cidade. De um lado, há pessoas que defendam que é preciso ter um novo plano diretor e do outro, que é importante revisar o documento.

Esse debate em torno do plano diretor de Itapema já se estende há anos. Mas, nos últimos meses, o assunto se transformou em um palco de intensas controvérsias e embates políticos. Durante a audiência pública, o assessor especial de governo e presidente do ConCidade, Valdomiro Adauto de Souza, disse que o projeto foi protocolado no dia 16 de outubro de 2023, sugerindo que a Câmara realizasse a audiência. Já o poder legislativo, rebateu a informação. Em nota, a Câmara apresentou as últimas movimentações e destacou que vereadores não poderiam votar o plano sem analisar a proposta.

A audiência pública revelou um amplo espectro de opiniões e preocupações entre os participantes, incluindo empresários, especialistas em urbanismo, ambientalistas e cidadãos comuns. Temas como impacto ambiental, infraestrutura, expansão urbana e preservação de áreas verdes foram amplamente debatidos.

O desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar, para que os valores arrecadados contribuam em um conjunto de obras, como mobilidade urbana e ambientais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Mais notícias

Saúde

Ministério da Saúde faz alerta para febre amarela e intensifica imunização

Nos últimos seis meses, o Brasil registrou quatro casos, com três mortes; em 2024 primeira morte foi registrada