keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Tradição do engenho de farinha de mandioca é mantida em Itapema

Quantas pessoas podem dizer, atualmente, que viram um engenho de farinha centenário funcionando? Por mais de um século, Santa Catarina teve os engenhos como principal atividade econômica. Essa tradição é fruto do conhecimento e domínio […]

Quantas pessoas podem dizer, atualmente, que viram um engenho de farinha centenário funcionando? Por mais de um século, Santa Catarina teve os engenhos como principal atividade econômica. Essa tradição é fruto do conhecimento e domínio de duas influências culturais fortíssimas na região: a indígena e a açoriana. Da junção desses dois conhecimentos, se originou os Engenhos de Farinha, prática que ainda hoje é mantida em Itapema.

O Engenho de Farinha do Seu Dato, localizado no Sertão do Trombudo, foi fundado pelo pai de Deodato Aprizio Rocha, conhecido na região como Seu Dato. O engenho centenário é um dos últimos remanescentes dos 51 engenhos que existiam na região até o final do século XVIII. Atualmente, boa parte do mecanismo original foi preservado e principalmente a maneira de fazer a farinha.

Após o falecimento do Seu Dato, em 1990, quem herdou a tradição de fazer a farinha foi o seu genro, Pedro Melzi, 62 anos. Após a colheita da mandioca, o processo artesanal da farinha começa no raspador, onde duas pessoas tiram as cascas da mandioca. “Após, a raiz é levada para uma prensa com água onde permanece por duas horas aproximadas. Por fim é levada para os fornos onde acontece o processo final da fabricação” explica Pedro.
A safra da farinha inicia em maio e termina em setembro. Neste período são produzidas oito toneladas que são comercializadas no próprio local. Questionado sobre o futuro do engenho, o produtor é enfático. “Infelizmente esta tradição não irá muito longe pois nenhum dos meus filhos, ou filhas, pretendem manter este trabalho. Mas enquanto Deus me der saúde eu vou tocando o engenho” finaliza Pedro.

Quer conhecer mais?

O Engenho de Farinha do Seu Dato fica localizado na Estrada Geral do Bairro Sertão do Trombudo, nº 6166.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Inusitado

Homem “dobrado” completa tratamento e fica em pé após cirurgia revolucionária

O homem passou por uma série de cirurgias e recuperou sua postura após 30 anos

Segurança

Jovem é morto a tiros e crime pode ter ligação com o tráfico de drogas

O crime aconteceu nesta segunda-feira, em cidade do Norte do estado