Em um claro sinal de recuperação pós-pandemia, Santa Catarina registrou a abertura de 12.302 novas empresas turísticas no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados do sistema Almanach da Secretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur).
O segmento de alimentação e atividades culturais, desportivas e recreativas liderou a criação de novas empresas. Estes setores são considerados parte das Atividades Características do Turismo (ACTs), que abarcam a maior parte dos gastos dos turistas.
As cidades que mais se destacaram na abertura de novas empresas turísticas foram Florianópolis, com 1.738 novos negócios, seguida por Joinville (813), São José (665), Itajaí (589) e Palhoça (523).
Quanto ao perfil dos novos empreendimentos, predominaram os Microempreendedores Individuais (MEI), que somaram 9.442 novas empresas, seguidos por microempresas, com 2.354 novas aberturas.
O governador Jorginho Mello destacou a importância dos investimentos no turismo, tanto para o desenvolvimento dos negócios quanto para a manutenção e geração de empregos. Ele ressaltou a confiança do empresariado nas ações do Estado, principalmente no que tange ao turismo.
“Estamos focados em atrair investimentos para o setor turístico e contribuir com os que já existem. A abertura de empresas desse segmento mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado”, disse o governador, citando a Estação Inverno como exemplo de iniciativa para valorizar a temporada de frio no estado.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.