keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Relatórios semanais de praias próprias para banho passarão a ser mensais segundo o IMA

O último relatório semanal da temporada realizado nos dias 25 e 26 mostra que 70% das praias de SC são próprias para banho

praia litoral balneabilidade 20211217 1818229353 Visor Notícias
Foto: Reprodução

Com a chegada do outono, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) anunciou na quarta-feira, (27) o encerramento da temporada de relatórios semanais de balneabilidade. A partir de abril até outubro, os dados serão divulgados mensalmente pelo Instituto.

O último relatório semanal da temporada apresenta os resultados consolidados das coletas realizadas nos dias 25 e 26 de março de 2024. Das 238 localidades monitoradas pelo Instituto ao longo do litoral catarinense, 175 foram consideradas próprias para banho, representando 73,53% de aprovação. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 64 foram classificados como próprios para banho, o que corresponde a 73,56%.

Todas as informações, comparações e considerações técnicas desta semana estão disponíveis no relatório, acessível através do link: relatório.

No site do IMA (https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/), os dados são atualizados automaticamente, permitindo que qualquer cidadão acompanhe os relatórios emitidos, assim como o status mais recente da balneabilidade de cada ponto. Basta clicar nas bandeirinhas no mapa ou acessar o menu “histórico”.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA abrange 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários, estendendo-se do Sul ao Norte de Santa Catarina, incluindo cidades como Araranguá, Florianópolis, Itapema, entre outras.

Metodologia e Legislação

O IMA utiliza materiais e métodos adequados para executar o Programa de Monitoramento da Balneabilidade, o segundo maior do Brasil, em operação desde 1976. Os materiais empregados seguem as diretrizes do método 9223b do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, fornecidos por uma única empresa (IDEXX) com representação no Brasil (IDEXX BRASIL LABORATÓRIOS LTDA).

Quanto à coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). As amostras são analisadas pelo método fluorogênico com substrato Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B, que quantifica os coliformes totais e Escherichia coli.

De acordo com a Resolução Conama nº 274, o ponto é considerado próprio quando 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, apresentam no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado impróprio quando mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, excedem 800 Escherichia coli por 100 mililitros, ou quando o resultado da última coleta for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Divulgação

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas, proporcionando transparência e publicidade ao processo. Os resultados são atualizados automaticamente à medida que as análises são concluídas pelo laboratório do IMA e podem ser consultados no mapa do site do IMA e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse no mapa do site e verificar o status da balneabilidade da praia, além da data da última coleta realizada. O site também oferece um menu histórico onde é possível acessar informações detalhadas sobre cada coleta, como datas, horários, condições do vento e da maré. Durante os meses de novembro a março, o IMA realiza o monitoramento semanal da balneabilidade das praias catarinenses, divulgando um balanço semanal às sextas-feiras. Entre abril e outubro, a pesquisa e divulgação são mensais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Celesc anuncia investimento de R$ 5,5 milhões para converter frotas públicas em carros elétricos

Foi assinada a ordem de serviço para o início da segunda fase do projeto que irá envolver a conversão de três tipos de veículos

Meio Ambiente

Especialista alerta para os impactos do aquecimento global em SC e dá dicas

Desastres naturais e prejuízo blionário exigem mudança para reduzir os efeitos do aquecimento global

Meio Ambiente

Cidade de SC recebe 100 carros elétricos e terá a maior frota pública elétrica do país

Os 110 carros a combustão da frota serão substituídos pelos modelos 100% elétricos da JAC

Meio Ambiente

Semana da Água: Conasa proporciona eventos para mais de 250 alunos em escola de Itapema

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março; alunos poderão conhecer a sede da empresa

Mais notícias

Segurança

Mulher é morta com golpes de chave inglesa na cabeça no Oeste de SC

Mulher havia recebido áudios com ameaças de morte do companheiro