keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Defesa Civil de Balneário Camboriú irá notificar moradores de áreas com risco de deslizamentos e inundações

Serão notificados cerca de 600 imóveis em 40 setores previamente mapeados

WhatsApp Image 2024 02 28 at 12.27.06 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Nesta semana, a Defesa Civil de Balneário Camboriú deu início a uma ação preventiva, visando notificar os moradores de áreas consideradas de risco geológico e hidrológico. Segundo informações divulgadas, cerca de 600 imóveis localizados em 40 setores previamente mapeados pelo Diagnóstico Socioambiental do Município serão visitados pelos agentes. As visitas, programadas para ocorrer em horário comercial, têm como objetivo principal informar os residentes sobre os riscos associados à ocupação dessas áreas, especialmente em face de desastres naturais como deslizamentos, erosões e inundações.

Os agentes da Defesa Civil, que pertencem ao quadro efetivo do município, realizarão as notificações entregando uma cópia do documento expedido pela Prefeitura. Essa medida busca conscientizar os moradores sobre a importância da segurança e os perigos de permanecer em imóveis situados em regiões vulneráveis. A seleção dos setores e imóveis a serem notificados baseia-se em estudos técnicos e no Diagnóstico Socioambiental, garantindo que a ação seja direcionada de forma eficaz.

O trabalho será executado de acordo com um cronograma que prevê a abrangência de 12 bairros, seguindo a setorização e o grau de risco identificado pelo Diagnóstico Socioambiental. A região do Setor 06, localizada na extensão da Rua Pardal/Avenida dos Estados, no Bairro Ariribá, será a primeira a receber a equipe da Defesa Civil.

O Diagnóstico Socioambiental de Balneário Camboriú, publicado em 2020, é um documento técnico que desempenha um papel fundamental na identificação de áreas prioritárias para preservação e desenvolvimento sustentável da cidade. Além de definir regiões de interesse ambiental, o diagnóstico aponta locais com risco geológico, onde a ocupação deve ser limitada.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Celesc anuncia investimento de R$ 5,5 milhões para converter frotas públicas em carros elétricos

Foi assinada a ordem de serviço para o início da segunda fase do projeto que irá envolver a conversão de três tipos de veículos

Meio Ambiente

Especialista alerta para os impactos do aquecimento global em SC e dá dicas

Desastres naturais e prejuízo blionário exigem mudança para reduzir os efeitos do aquecimento global

Meio Ambiente

Cidade de SC recebe 100 carros elétricos e terá a maior frota pública elétrica do país

Os 110 carros a combustão da frota serão substituídos pelos modelos 100% elétricos da JAC

Meio Ambiente

Relatórios semanais de praias próprias para banho passarão a ser mensais segundo o IMA

O último relatório semanal da temporada realizado nos dias 25 e 26 mostra que 70% das praias de SC são próprias para banho

Mais notícias

Segurança

Mais de 120 quilos de skunk em cidade alagada pela enchente no RS

Apreensão ocorreu na rodovia BR-116 e foi a maior da Polícia Federal no estado

Segurança

Homem é preso por tentativa de estrangulamento em Porto Belo

Ocorrência foi registrada quando ele visitou a residência da vítima para recolher alguns pertences