keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Primeiros casos de febre do oropouche são registrados em Botuverá

Três pessoas com idades entre 18 e 40 anos foram diagnosticadas com a doença

urgente primeiros casos de febre do oropuche em santa catarina sao registrados em botuvera design sem nome 52 1068x580 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Botuverá, no Vale do Itajaí, confirmou os primeiros casos de febre do oropouche no estado de Santa Catarina. Três pessoas, com idades entre 18 e 40 anos, foram diagnosticadas com a doença após análises realizadas por um laboratório particular. Os sintomas, que surgiram entre 10 e 15 de abril, foram inicialmente confundidos com os da dengue, mas testes subsequentes apontaram para o vírus oropouche. Esses pacientes não reportaram viagens recentes para fora do estado, conforme divulgado pelas Secretarias de Saúde Estadual e Municipal.

As autoridades de saúde do Estado e do Município estão intensificando as medidas de vigilância após a confirmação. Uma investigação epidemiológica foi iniciada, e ações incluem a sistematização de informações de casos suspeitos e confirmados, a coleta de vetores e o envio de mais amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. Esses passos visam validar definitivamente os diagnósticos em um laboratório de referência nacional, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

A febre do oropouche é causada por um arbovírus e transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim. Os sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares e articulares, náusea e diarreia, semelhantes aos de outras doenças transmitidas por mosquitos como a dengue e a chikungunya. Não há tratamento específico para a febre do oropouche, sendo recomendado o repouso e o tratamento dos sintomas sob supervisão médica.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Santa Catarina auxilia transporte de medula óssea do Canadá para o RS

A doação originária do Canadá chegou via voo comercial ao Aeroporto Hercílio Luz

Saúde

Medula óssea é enviada do Canadá para paciente no RS

A medula foi coletada por um profissional da saúde catarinense, que a está trazendo para o Brasil em um voo comercial

Saúde

Porto Belo amplia frota de veículos para a Secretaria de Saúde

Nesta segunda-feira (6), foi realizada uma cerimônia simbólica para a entrega dos veículos

Saúde

Casos de Febre do Oropouche avançam em SC e acendem alerta ao estado

Distribuição dos casos da doença de maruim revela que metade dos infectados está em Botuverá, quatro em Brusque e um em Luiz Alves

Saúde

Bebê nasce dentro de ambulância em SC

Mãe e bebê foram encaminhados à maternidade com sinais vitais estáveis

Mais notícias

Geral

Ambev interrompe produção de cerveja para fornecer água ao RS

Empresa direcionou máquinas específicas para fábrica de Viamão (RS) com o objetivo de adaptá-la à produção de água potável

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul