keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Navegantes: visite a cidade paradisíaca em Santa Catarina

Navegantes tem luz própria e encantos que a tornam única e merecedora de visitação. Veja alguns detalhes sobre a cidade!

org dc4e21cb87338f50 1639329152000 resized Visor Notícias

Navegantes tem luz própria e encantos que a tornam única e merecedora de visitação. Veja alguns detalhes sobre a cidade!

org dc4e21cb87338f50 1639329152000 resized Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Navegantes encanta do nascer ao pôr do Sol. São 11 km de orla com calçadas e ciclovias que convidam o visitante ao ar livre. A cidade possui quatro praias: Pontal, Central, Meia Praia e Gravatá onde cada uma tem características próprias e encantos únicos como o molhe norte, a pedra do miraguaia e vasta faixa de areia. Desde aquele que almeja contemplar o nascer dourado do sol sob as águas claras até o mais destemido surfista, o litoral navegantino abriga uma grande área de restinga, morada de uma rica fauna, inclusive da Coruja Buraqueira, escolhida como símbolo da Cidade.

E não é só pelas águas salgadas que Navegantes desponta! Banhada também pelo rio Itajaí-Açu, a cidade abriga uma das atividades mais antigas da humanidade: a pesca. E é às margens do rio que nasce o Espaço de Contemplação, um dos mais novos pontos turísticos onde se localiza o Molhe do bairro São Pedro e também está instalado o monumento que é uma homenagem aos pescadores. E nas águas do extenso Itajaí-Açu também ocorre um dos eventos religiosos mais esperados: a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que encanta e enriquece esse lugar mágico.

Atrações além do mar

Quem não curte muito o mar, não tem problema! Navegantes tem espaços culturais e de visitação para todas as idades e experimentações. Os destaques são o Santuário de Nossa Senhora de Navegantes, no Centro, que além de ser o principal marco religioso da cidade, é onde se encontra o Memorial Nossa Senhora dos Navegantes em formato de embarcação. Outros destaques são o CEU das Artes e Esportes Unificados, no bairro Nossa Senhora das Graças, e o Centro Integrado de Cultura, também no Centro, onde o público encontra vasta programação cultural de dança, teatro, música e exposições.

Imagem10 Visor Notícias
Fonte: Prefeitura de Navegantes

Contudo, se o visitante busca um contato maior com a natureza, não pode perder a oportunidade de visitar a Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe. O espaço fica dentro do Parque Natural Municipal de Navegantes, no bairro Pedreiras. Totalmente revitalizada, a Gruta tem um altar com imagens religiosas e também uma fonte de água natural e possui rampa de acessibilidade. Já para os aventureiros, na região rural está localizado o Morro da Pedra, no bairro Escalvados, onde o turista terá uma vista privilegiada com mais de 300 metros de altitude. Além de uma vista incrível da região, no local há a prática de voo livre de asa-delta e parapente com rampas adequadas ao esporte.

Outros lugares para visitar em Navegantes

E como em todo litoral catarinense, a culinária não fica de fora. Navegantes realiza diversos festivais ao longo do ano com destaque ao pescado e cozinhas locais de origem açoriana. O principal evento gastronômico é o Festival Sabores de Navegantes, que em 2022 chegou na quinta edição. Já, de forma permanente, é possível conhecer a Feira de Inclusão Produtiva – Agropescarte, no estacionamento do Paço e onde o visitante pode adquirir produtos direto do produtor, além de artesanato e ainda assistir a shows culturais. Sempre aos sábados.

E falando no Paço, o edifício Municipal que, além de ser a Sede do Poder Executivo, possui a Galeria de Arte Joaquim Rodrigues, aberta ao público diariamente. Outros espaços de visitação em Navegantes são: a colônia de pescadores, Dr. Mauro Muller, patrimônio Histórico do Município desde 2014, e o painel Grande Angu-Lar, também inaugurado em 2014, pelo artista plástico Ricardo Batista.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Turismo

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Mais notícias

Educação

Udesc está com inscrições abertas para Vestibular de Inverno 2024

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de maio através do site oficial da universidade

Segurança

Castelo do Harry Potter é atacado por mísseis

Pelo menos cinco pessoas morreram e 32 ficaram feridas na cidade de Odessa