keyboard_backspace

Página Inicial

Inusitado

Primeiro caso de reextradição entre Brasil e Argentina é registrado em Florianópolis

Após ser mandado pra Argentina em 2023, o ucraniano voltou pra SC onde tem um filho

wk retratos 4abril2024 paulinhoseftoncom 15 800x533 1 Visor Notícias
Advogado Wilian Knoner Campos, especialista em direito internacional, conseguiu reextradição do ucraniano – Foto: Paulinho Sefton/Divulgação

Florianópolis tornou-se palco do primeiro caso de reextradição entre Brasil e Argentina, envolvendo o ucraniano Yurii Tetera. O caso começou em 2011, quando Tetera foi preso no aeroporto de Buenos Aires por tentar traficar 60 cápsulas de cocaína para São Petersburgo, Rússia, com a ajuda de dois russos. Após cumprir parte da pena em Florianópolis e ser extraditado para a Argentina em setembro de 2023, Tetera conseguiu a reextradição para o Brasil em março deste ano, marcando um evento inédito nas relações judiciais entre os dois países.

O retorno de Tetera ao Brasil foi influenciado por diversos fatores, incluindo questões humanitárias e legais. A juíza Marília Barbosa de Mattos, da Justiça da Argentina, considerou o “estado de guerra” na Ucrânia e os direitos de seu filho brasileiro, nascido do casamento em Florianópolis em 2016. Essas circunstâncias destacaram a relevância dos tratados de direitos humanos e extradição que regem as relações entre Brasil e Argentina.

Wilian Knoner Campos, advogado especialista em direito internacional que defendeu Tetera, salientou as complexidades do caso, que envolveu uma batalha legal intensa para garantir a reextradição do seu cliente. Apesar dos desafios, o resultado foi a libertação de Tetera, que agora vive em Florianópolis com sua família, enquanto ainda enfrenta repercussões legais de suas ações passadas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Inusitado

Homem “dobrado” completa tratamento e fica em pé após cirurgia revolucionária

O homem passou por uma série de cirurgias e recuperou sua postura após 30 anos

Inusitado

Aeroporto Internacional de Curitiba ganha neve em ação surpresa da CCR Aeroportos

A ação surpresa desta quinta-feira (25) incluiu ainda um espetáculo exclusivo dos bailarinos do Festival de Dança de Joinville

Inusitado

Com 71 anos, catarinense viaja sozinho pelo país a bordo de um Fiat Uno 1992

Nilton Brini passou a vida inteira trabalhando como caminhoneiro, mas a paixão pelas estradas falou mais alto que a aposentadoria

Inusitado

Motorista estaciona carro atravessado no meio da pista e dorme

O caso ocorreu a madrugada desta segunda-feira (29), o carro estava parado no meio da via de acesso ao Elevado Rita Maria, em Florianópolis

Inusitado

Professora escova os dentes durante discurso de formatura na UFSC

Com a boca aberta e em plena higienização, a performance da professora gerou um misto de reações

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Confira a previsão do tempo em Santa Catarina para os próximos dias

Prognóstico é de chuvas intensas entre 1º a 4 de maio no Estado