keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Inicia a fiscalização da nova lei que proíbe canudos e copos plásticos em estabelecimentos de Piçarras

Órgãos públicos também passam a utilizar copos de papel degradável.

5ea4b336a43030844478e4825a5d740f Visor Notícias

Neste mês, a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) inicia a fiscalização, em Balneário Piçarras, referente a nova lei municipal que proíbe os estabelecimentos comercias de Balneário Piçarras a utilizem canudos e copos plásticos ou de isopor. A lei se estende também às unidades públicas do município.

A lei foi aprovada em setembro do ano passado na Câmara de Vereadores, desde então os estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, padarias e demais comércios teriam até este mês de março para se adaptarem.

O objetivo da lei é reduzir o número de lixo prejudicial ao meio ambiente no município. “O lixo plástico polui ambientes, matam aves, peixes e outros animais que os confundem com alimentos, danificam terras agrícolas, degradam destinos turísticos e podem servir como criadouros para os mosquitos da dengue, zika e Chikungunya”, explica Marcos Zalenski, Presidente da Fundação do Meio Ambiente. Copos de isopor também então proibidos, pois são considerados plásticos derivados da mistura de carbono com hidrogênio.

A Prefeitura de Balneário Piçarras, Secretarias Municipais e outras unidades públicas de Balneário Piçarras também deixaram de adquirir copos plásticos e começaram a utilizar os de papel degradável. Eram utilizados cerca de 1 milhão de copos plásticos por ano no setor público como unidades saúde, prefeitura, secretarias, escolas entre outros. “Além de estabelecimentos e órgãos públicos, é muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da redução de consumo plástico no dia a dia”, afirma Marcos.

Caso algum estabelecimento não cumprir com a nova regra, a FUNDEMA encaminhará uma advertência para cessar a irregularidades. Se após a primeira autuação a lei não for cumprida, o proprietário receberá multa e intimação. No caso de uma terceira autuação será aplicada uma nova multa com o dobro do valor e o estabelecimento terá suspensão do alvará de funcionamento até a regularização.

Alternativas aos canudos e copos plásticos

No lugar dos canudos plásticos os estabelecimentos poderão fornecer canudos de papel reciclável, material biodegradável ou comestível. Já no lugar dos copos plásticos, poderão ser oferecidos copos ou canecas de vidro, louça, alumínio ou de papel reciclável, material biodegradável ou comestível.

No caso dos eventos musicais esporádicos, festas abertas ao público e as barracas de praia e vendedores ambulantes, em lugar dos canudos e copos plásticos poderão ser fornecidos canudos e copos de papel reciclável, material biodegradável ou comestível, e em caso de serem embalados individualmente, a embalagem pode ser feita do mesmo material.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem é baleado e roubado em R$ 10 mil no Oeste de Santa Catarina

Vítima foi surpreendida por três homens armados, sofrendo um disparo de arma de fogo e uma paulada na cabeça

Segurança

Confronto entre membros de facções e policiais resulta em uma morte

A ação mirava o crime organizado na região, onde facções criminosas PCC e PGC têm disputado o controle em Florianópolis