keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Inicia a fiscalização da nova lei que proíbe canudos e copos plásticos em estabelecimentos de Piçarras

Órgãos públicos também passam a utilizar copos de papel degradável.

Neste mês, a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) inicia a fiscalização, em Balneário Piçarras, referente a nova lei municipal que proíbe os estabelecimentos comercias de Balneário Piçarras a utilizem canudos e copos plásticos ou de isopor. A lei se estende também às unidades públicas do município.

A lei foi aprovada em setembro do ano passado na Câmara de Vereadores, desde então os estabelecimentos como hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, padarias e demais comércios teriam até este mês de março para se adaptarem.

O objetivo da lei é reduzir o número de lixo prejudicial ao meio ambiente no município. “O lixo plástico polui ambientes, matam aves, peixes e outros animais que os confundem com alimentos, danificam terras agrícolas, degradam destinos turísticos e podem servir como criadouros para os mosquitos da dengue, zika e Chikungunya”, explica Marcos Zalenski, Presidente da Fundação do Meio Ambiente. Copos de isopor também então proibidos, pois são considerados plásticos derivados da mistura de carbono com hidrogênio.

A Prefeitura de Balneário Piçarras, Secretarias Municipais e outras unidades públicas de Balneário Piçarras também deixaram de adquirir copos plásticos e começaram a utilizar os de papel degradável. Eram utilizados cerca de 1 milhão de copos plásticos por ano no setor público como unidades saúde, prefeitura, secretarias, escolas entre outros. “Além de estabelecimentos e órgãos públicos, é muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da redução de consumo plástico no dia a dia”, afirma Marcos.

Caso algum estabelecimento não cumprir com a nova regra, a FUNDEMA encaminhará uma advertência para cessar a irregularidades. Se após a primeira autuação a lei não for cumprida, o proprietário receberá multa e intimação. No caso de uma terceira autuação será aplicada uma nova multa com o dobro do valor e o estabelecimento terá suspensão do alvará de funcionamento até a regularização.

Alternativas aos canudos e copos plásticos

No lugar dos canudos plásticos os estabelecimentos poderão fornecer canudos de papel reciclável, material biodegradável ou comestível. Já no lugar dos copos plásticos, poderão ser oferecidos copos ou canecas de vidro, louça, alumínio ou de papel reciclável, material biodegradável ou comestível.

No caso dos eventos musicais esporádicos, festas abertas ao público e as barracas de praia e vendedores ambulantes, em lugar dos canudos e copos plásticos poderão ser fornecidos canudos e copos de papel reciclável, material biodegradável ou comestível, e em caso de serem embalados individualmente, a embalagem pode ser feita do mesmo material.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Cidades

São José promove Semana da Enfermagem na próxima segunda-feira

Dia Mundial do Enfermeiro e da Enfermagem é celebrado nesta quinta (12) e município tem a prática de investir na capacitação aos profissionais da área

Cidades

Concurso vai eleger melhores projetos ambientais da rede municipal de ensino de São José

Secretaria de Educação de São José lançou o Concurso Dia do Desafio do Meio Ambiente para motivar a comunidade escolar

Mais notícias

Segurança

Malandro rouba portão de creche e é preso pela polícia em Itajaí

O rapaz disse para a policia que tinha onde vender o produto do furto. Veja o vídeo do Visor Manhã

Segurança

Operação da Polícia Civil apreende drogas, armas e realiza prisões em SC

A ação contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCSC) de Itajaí. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão