keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Agricultores colombianos que plantavam folhas de coca devem ter o cultivo do açaí como alternativa

Proposta do governo d0 Departamento de Putumayo, uma região do país equivalente a um estado no Brasil, foi apresentada a técnicos e empresários brasileiros durante missão no mês passado

acai reinaldo pinto dos santos Visor Notícias

Agricultores que na Colômbia eram responsáveis por “cultivos ilícitos”, como o plantio das folhas de coca, por exemplo, podem passar a ser responsáveis pelo cultivo de açaí no Departamento de Putumayo, uma região do país equivalente a um estado no Brasil. A informação foi repassada pelo governador do Departamento a uma missão de empresários e técnicos do governo do Estado do Pará, no último dia 22.

A comitiva, liderada pelo empresário Reinaldo Pinto dos Santos, CEO da Açai KAA, e pelo Diretor da Sedap (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca) do Pará, Manoel Luiz da Silva Rendeiro, foi conhecer equipamentos e alternativas para ampliar a capacidade de colheita do açaí nas florestas brasileiras. E voltou de lá com uma excelente proposta de intercambio de ajuda mutua, com troca de experiências e investimentos já que o açaí colombiano é mais produtivo do que o brasileiro.

O governador de Putumayo, Carlos Andrés Marroquín Luna, destacou o cultivo de açaí como uma decisão estratégica para o departamento, visando transformar a economia local e oferecer novas oportunidades de renda. “Nossa visão é substituir as culturas ilícitas por alternativas sustentáveis que possam garantir o bem-estar das nossas comunidades”, afirmou

A visita da comitiva brasileira, segundo o empresário Reinaldo Santos, incluiu encontros de trabalho em Bogotá, Puerto Asis e Mocoa, onde a comitiva teve a oportunidade de observar o uso de cabovias para a coleta de açaí — uma tecnologia que poderia ser adaptada para melhorar a logística de colheita na Amazônia brasileira. “Estamos buscando soluções que possam ser aplicadas em nossa região para otimizar a extração e o transporte do açaí, aproveitando mais dos frutos que hoje são deixados nas matas”, explicou.

cabovia Visor Notícias

Além de conhecer as operações da empresa CorpoCampo, que já processa açaí na região, a delegação discutiu a possibilidade de implantar sistemas similares de transporte em áreas remotas da Amazônia. A tecnologia de cabovia, mostrou-se um modelo de eficiência e baixo custo que atraiu interesse dos colombianos.

“A parceria entre Brasil e Colômbia também poderá envolver a colaboração acadêmica e técnica, visando aprimorar o cultivo de diferentes variedades de açaí, como a Euterpe oleracea cuatrecaseana, que promete alta produtividade e adaptabilidade às condições locais”, complementou o Ceo do Açai Kaa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Menos de 30% dos trabalhadores domésticos de SC têm carteira assinada

Dados são da PNAD Contínua do IBGE, do terceiro trimestre de 2023

Economia

Fábrica de SC é reconhecida como a primeira do Brasil que reaproveita 99,9% de seus resíduos

A empresa do Vale do Itajaí recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil, braço da Aliança Internacional Lixo Zero

Economia

Gastos de catarinenses no Dia das Mães aumentam 13% em 2024

O ticket médio deste ano apresenta um aumento de 8% em relação ao ano anterior

Economia

Estudo aponta SC com o menor índice de pobreza entre os estados brasileiros

Dados revelam que 11,6% dos catarinenses vivem com menos de R$ 664

Economia

Gigante têxtil de SC divulga novo posicionamento de marca e presenteia colaboradores

Com 141 anos de história, a empresa visa renovar a conexão com os lares dos consumidores

Mais notícias

Geral

Unimed Litoral contrata fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional

Cooperativa é apontada como uma das melhores empresas para trabalhar em SC

Geral

Canoas e redes prontas! Pesca da Tainha vai começar e expectativa é de safra boa em Itapema

Pesca artesanal da Tainha será liberada nesta quinta-feira (1) em Santa Catarina