keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Emasa de Balneário remove barreiras irregulares de rizicultores no rio Camboriú

Foram retiradas duas grandes barreiras e outras cinco menores, todas com pedras e lonas, sendo necessário, inclusive, a utilização de uma retroescavadeira

Para garantir água para consumo humano em Balneário Camboriú e Camboriú, a Emasa realizou nesta quarta-feira (02) uma ação, com apoio da Polícia Militar, para remover barreiras feitas por rizicultores. Foram retiradas duas grandes barreiras e outras cinco menores, todas com pedras e lonas, sendo necessário, inclusive, a utilização de uma retroescavadeira. A retirada das barragens é essencial devido ao estado de atenção do Rio Camboriú para que o mesmo corra sem interrupções. Na manhã de hoje o nível do rio chegou a 1,03 m.

“Hoje fizemos uma grande fiscalização no curso do Rio Camboriú, que resultou na retirada de sete barreiras de pedras. As barreiras feitas pelo homem, de maneira irregular para desviar água do rio, mesmo após uma liminar que proíbe o ato, foram removidas para que nosso abastecimento continue normal. Vamos continuar agindo com rigor”, disse o prefeito Fabrício Oliveira.

No último sábado (30), a Justiça decidiu em liminar que os rizicultores estão proibidos de fazerem desvios ou barreiras no Rio Camboriú mediante multa diária de 10 mil reais caso não seja cumprida e de 100 mil reais se realizarem novas barreiras que tirem a água do seu círculo normal. A Emasa enviará para a Justiça fotos e vídeos comprovando que os rizicultores não cumpriram a medida.

“Nós fizemos essas ações também durante o final de semana e no dia 1º de janeiro, porém as barreiras foram novamente fechadas. Além dessas barreiras feitas pelos rizicultores, a população também fechou uma parte do rio para utilizar como ‘‘piscina’’ e isso fez com que o nível do Rio baixasse significativamente”, explicou o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

As barreiras e os desvios foram descobertos após fiscalizações constantes realizadas pela Emasa, Guarda Municipal (com uso de drone) e órgãos municipais de Camboriú.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Empresário de SC morre em acidente com moto na Argentina

Ele estava em uma moto BMW e morreu nesta sexta-feira (26)

Saúde

Vacinação contra gripe influenza é ampliada para crianças até 12 anos

A partir de segunda-feira (29), novo grupo já pode se imunizar nas unidades de saúde de Itajaí