keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Programa da Guarda Ambiental de BC já resgatou mais de 120 animais silvestres em 2019

Além de animais domésticos em situação de rua, o programa ABRAÇO Animal de Balneário Camboriú protege animais silvestres encontrados debilitados e fora do habitat. Desde que foi implantado, em fevereiro de 2019, o programa já […]

Além de animais domésticos em situação de rua, o programa ABRAÇO Animal de Balneário Camboriú protege animais silvestres encontrados debilitados e fora do habitat. Desde que foi implantado, em fevereiro de 2019, o programa já possibilitou o resgate de 125 animais silvestres.

Quando capturados pela Guarda Ambiental, os animais silvestres são encaminhados ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico). Nesse local, são avaliados, recebem atendimento veterinário e biológico e ficam em observação até a total recuperação para retornar ao ambiente de origem. Após passar por todo esse processo, uma capivara foi solta no Jardim Bandeirantes, nas margens do Rio Camboriú, na quarta-feira (15). Quando encontrada, em 18 de abril, próximo à esquina da Avenida Brasil com a Rua 1400, a capivara tinha um machucado nas costas e estava infestada de carrapatos. Do total de resgatados a partir de fevereiro, 118 já foram soltos.

Programa do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), o ABRAÇO Animal tem intuito de proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis e machucados (no caso dos domésticos, os que não possuem tutores). Para acionar o ABRAÇO Animal, basta ligar para o fone 153. O programa possui convênios para garantir o serviço e atua em três frentes.

“Uma das frentes é com os animais domésticos de pequeno porte. Quando é acionado o 153, a Guarda Ambiental recolhe e, se tiver dentro dos critérios de acolhimento, o animal é atendido pela Ong Viva Bicho ou clínica conveniada. Com os silvestres, o procedimento é semelhante, mas os encaminhamentos são feitos para o Complexo Ambiental, onde os animais ficam até terem condições de voltarem à natureza. No caso de animais de grande porte, como cavalos, atendemos conforme a demanda. Como são situações mais raras, nós solicitamos atendimento a veterinários especializados”, diz a diretora de Desenvolvimento Ambiental da SEMAM, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Em 2018, o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd recebeu 311 animais silvestres capturados em Balneário Camboriú, de acordo com a bióloga do Complexo Ambiental, Márcia Regina Gonçalves Achutti. Desse total, 137 foram reabilitados e retornaram à natureza, 47 morreram, 124 não têm condições de voltar para natureza e estão sob cuidados do zoológico e três foram destinados ao Projeto de Monitoramento de Praia. “Recebemos muitos gambás, serpentes, capivaras, quero-queros, pombos, bem-te-vis. Chegam debilitados ou são filhotes que precisam de tratamento e cuidados”, explica Márcia, que também é presidente do Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora (ICCO), ONG que administra o zoológico.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Empresário de SC morre em acidente com moto na Argentina

Ele estava em uma moto BMW e morreu nesta sexta-feira (26)

Saúde

Vacinação contra gripe influenza é ampliada para crianças até 12 anos

A partir de segunda-feira (29), novo grupo já pode se imunizar nas unidades de saúde de Itajaí