keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

STJ proíbe agência de turismo de comercializar milhas de empresa aérea

A empresa aérea envolvida no caso defende que as milhas são um benefício concedido a clientes fiéis

design horizontal 63 Visor Notícias
Imagem ilustrativa

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu um precedente importante ao decidir que uma agência de turismo não pode comprar ou vender milhas aéreas, validando assim a cláusula de proibição de comercialização contida nos contratos dos programas de fidelidade. Esta decisão, tomada por unanimidade pela Terceira Turma do tribunal, marca a primeira vez que o STJ se pronuncia de forma colegiada sobre a questão da comercialização de milhas aéreas, conforme enfatizado pelo ministro presidente da turma, Villas Bôas Cueva.

O caso em questão envolveu um recurso da American Airlines contra a agência JBJ Turismo, que procurou a justiça para garantir a emissão de passagens aéreas utilizando milhas compradas de terceiros. A American Airlines argumentou que as milhas são um benefício para clientes fiéis, justificando a cláusula contratual que proíbe a sua venda. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) havia favorecido a agência de turismo, mas a decisão do STJ reverteu esse entendimento, destacando que as milhas são bonificações gratuitas e, portanto, a proibição de sua comercialização não é abusiva.

A discussão também trouxe à tona a questão da natureza onerosa das milhas, com a defesa da agência de turismo alegando que elas são adquiridas pelos clientes, seja por meio da compra de passagens ou diretamente no site da companhia, e que, portanto, proibir a sua venda seria injusto. Apesar dos argumentos, os ministros mantiveram a proibição, definindo que a comercialização de milhas contraria as regras dos programas de fidelidade.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Estação de Inverno deve impulsionar turismo na Serra de SC

Inverno começa oficialmente no dia 20 de junho às 17h51

Turismo

Alles Park celebra São João com show de Bia Socek e atrações típicas

Maior Arraiá do Vale Europeu traz a cultura nordestina para Pomerode

Turismo

Casa em gruta com vista para o mar é destaque no Airbnb de Florianópolis

Imóvel oferece energia limpa e ofurô em pipa de vinho

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar juízes e promotores em SC

Ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú

Educação

Reunião pública discute a volta das Escolas Cívico-Militares em Itapema

Projeto de lei do Executivo tramita no Legislativo e deve ser votado nas próximas sessões