keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

STJ proíbe agência de turismo de comercializar milhas de empresa aérea

A empresa aérea envolvida no caso defende que as milhas são um benefício concedido a clientes fiéis

design horizontal 63 Visor Notícias
Imagem ilustrativa

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu um precedente importante ao decidir que uma agência de turismo não pode comprar ou vender milhas aéreas, validando assim a cláusula de proibição de comercialização contida nos contratos dos programas de fidelidade. Esta decisão, tomada por unanimidade pela Terceira Turma do tribunal, marca a primeira vez que o STJ se pronuncia de forma colegiada sobre a questão da comercialização de milhas aéreas, conforme enfatizado pelo ministro presidente da turma, Villas Bôas Cueva.

O caso em questão envolveu um recurso da American Airlines contra a agência JBJ Turismo, que procurou a justiça para garantir a emissão de passagens aéreas utilizando milhas compradas de terceiros. A American Airlines argumentou que as milhas são um benefício para clientes fiéis, justificando a cláusula contratual que proíbe a sua venda. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) havia favorecido a agência de turismo, mas a decisão do STJ reverteu esse entendimento, destacando que as milhas são bonificações gratuitas e, portanto, a proibição de sua comercialização não é abusiva.

A discussão também trouxe à tona a questão da natureza onerosa das milhas, com a defesa da agência de turismo alegando que elas são adquiridas pelos clientes, seja por meio da compra de passagens ou diretamente no site da companhia, e que, portanto, proibir a sua venda seria injusto. Apesar dos argumentos, os ministros mantiveram a proibição, definindo que a comercialização de milhas contraria as regras dos programas de fidelidade.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Turismo

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Dois homens são presos por suspeita de sequestro e roubo em SC

Os delitos foram cometidos em janeiro deste ano no município de Pinhalzinho

Esportes

Atletas participam de escalada em prédio histórico de Florianópolis

Competição faz parte da programação da 10ª Maratona Cultural na Capital