keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Programa ‘Celular Seguro’ recebe atualizações

As melhorias focam em tornar a notificação de ocorrências como furto, roubo ou perda de celulares mais rápida e eficiente

WhatsApp Image 2024 04 09 at 16.09.17 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

A iniciativa Celular Seguro, sob a gestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apresenta sua versão atualizada, agora com um processo de cadastro simplificado e melhorias significativas no sistema de alertas. Essas atualizações foram implementadas após o programa receber feedback de usuários e parceiros, visando facilitar o uso da plataforma tanto para novos quanto para usuários já registrados. As melhorias focam em tornar a notificação de ocorrências como furto, roubo ou perda de celulares mais rápida e eficiente.

“O Celular Seguro é um programa focado no cidadão. Por isso, ouvimos as demandas dos usuários, que nos sugeriram avanços, e de instituições parceiras, que nos auxiliaram a tornar os alertas mais intuitivos e eficazes. É um compromisso e uma prioridade do ministério oferecer soluções tecnológicas, que fazem diferença na vida da sociedade. É para isso que trabalhamos diuturnamente, como no combate aos crimes envolvendo telefones celulares”, destaca o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

A plataforma Celular Seguro, disponível para acesso direto via navegadores por meio deste link  e também por aplicativos para Android e iPhone (iOS), anuncia importantes atualizações. Essas mudanças visam simplificar o processo de cadastro e aprimorar o sistema de alertas para tornar mais eficaz a comunicação em casos de furto, roubo ou perda de dispositivos móveis. Para quem usa os aplicativos, é necessário realizar a atualização para aproveitar as novas funcionalidades.

Novidades no Cadastro de Dispositivos

  • O procedimento de cadastro foi simplificado, mantendo apenas informações cruciais. Agora, ao invés de fornecer o IMEI e o modelo do aparelho, os usuários precisarão informar somente o número da linha, a operadora de telefonia e a marca do dispositivo.
  • Foi adicionada a opção “Outra operadora” para facilitar a seleção da companhia telefônica.
  • A escolha da marca do aparelho está mais intuitiva, com uma lista para facilitar a seleção.

Melhorias no Sistema de Alertas

  • Implementada uma restrição para o registro de ocorrências até 15 dias após o evento, visando aumentar a eficiência das ações.
  • Os usuários agora podem escolher o tipo de alerta a ser emitido, seja para bloqueio do dispositivo/linha telefônica, seja para bloqueios adicionais por outras instituições parceiras, ou ambos.
  • Ao emitir um alerta, será apresentada uma notificação de confirmação, minimizando os riscos de ações acidentais.

Sobre o Celular Seguro

O Celular Seguro é um programa que facilita o bloqueio de dispositivos móveis e apps digitais por vítimas de furto ou roubo, contribuindo para a redução do risco de fraudes financeiras. Não existe limite para o número de aparelhos cadastrados por usuário, contanto que estejam vinculados ao CPF do titular da linha.

Usuários podem designar contatos de confiança para realizar bloqueios em seu nome, caso necessário, e também têm a opção de bloquear o aparelho pessoalmente através do site. Bancos e instituições financeiras parceiras procederão com o bloqueio de contas após a notificação de um incidente, conforme detalhado nos termos de uso.

Importante

O desbloqueio do dispositivo ou de contas em apps não é uma funcionalidade oferecida pela plataforma. Em caso de recuperação do aparelho após um alerta, o usuário deve contatar diretamente a operadora, os bancos e outras instituições para reaver os acessos, seguindo os procedimentos específicos de cada entidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Agência Gov.

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Dois homens são presos por suspeita de sequestro e roubo em SC

Os delitos foram cometidos em janeiro deste ano no município de Pinhalzinho

Esportes

Atletas participam de escalada em prédio histórico de Florianópolis

Competição faz parte da programação da 10ª Maratona Cultural na Capital