keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Prazo para regularizar ou transferir título de eleitor acaba em 8 de Maio

O prazo vale também para a emissão do primeiro título

horizontal Visor Notícias
Foto: TRE-RJ/Divulgação

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, eleitores de todo o Brasil estão correndo contra o tempo para garantir sua participação no pleito de outubro. A Justiça Eleitoral alerta que o prazo final para emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, ou regularização do documento é o dia 8 de maio. Após esta data, o cadastro eleitoral será fechado para organização do processo eleitoral, reabrindo apenas em novembro, após a realização das eleições.

Para aqueles que estão emitindo o primeiro título de eleitor, é necessário agendar um atendimento presencial. Já os processos de transferência e regularização podem ser feitos de maneira mais ágil pela internet, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para eleitores que já realizaram o cadastro biométrico. Quem ainda não fez a biometria precisa também marcar um atendimento presencial.

A plataforma Título Net do TSE simplifica o processo de transferência de domicílio eleitoral, permitindo ao eleitor atualizar seu endereço de forma prática e receber a confirmação de seu novo local de votação digitalmente, através do aplicativo e-Título. Este serviço é para quem mudou de cidade e deseja votar em seu novo domicílio eleitoral, diferentemente da mudança de local de votação que apenas altera a seção eleitoral dentro do mesmo município.

Para a emissão do primeiro título, além do documento de identidade com foto, os homens acima de 18 anos precisam apresentar o comprovante de alistamento militar. Todos os documentos necessários devem ser enviados pelo site do TSE, seguindo as instruções detalhadas para preenchimento das informações e envio de fotos dos documentos e da selfie com o documento de identificação.

A regularização de pendências, como o pagamento de multas eleitorais, também pode ser feita online, através do site do TSE ou pelo aplicativo e-Título.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Mais notícias

Segurança

Mortos em acidente em Papanduva são identificados

Além dos cinco mortos, um bebê de dois anos foi resgatado e levado ao hospital em estado grave

Geral

Eri Johnson está morando em Balneário Camboriú e planeja desenvolver projetos culturais na cidade

Alternativas devem beneficiar a cidade nas áreas de teatro e esporte, destacando o futevôlei, esporte pelo qual o ator tem grande paixão