keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Morre o filosofo Newton Affonso da Costa referencia mundial em logica e ex professor da UFSC 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

O renomado filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa faleceu aos 94 anos na noite de terça-feira (16). Reconhecido mundialmente em lógica, Newton da Costa foi professor em diversas universidades do Brasil e visitou a UFSC em sua carreira. Seu velório foi realizado na tarde desta quarta-feira (17) em Florianópolis.

Conhecido como o “pensador da contradição”, Newton da Costa é notável pela formulação da lógica paraconsistente, que desafia os princípios da lógica clássica ao aceitar contradições sem tornar-se trivial. Seus estudos impactaram áreas como computação, economia, direito e física moderna, promovendo a intersecção de disciplinas aparentemente contraditórias, como a mecânica quântica e a teoria da relatividade. Sua contribuição acadêmica foi reconhecida internacionalmente, destacando-se pelo título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFSC em 2010.

Nascido em Curitiba, Newton da Costa tinha três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952 formou-se em Engenharia Civil, e em 1955 e 1956 obteve o bacharelado e licenciatura em Matemática. Ele lecionou na UFPR, na Unicamp e na USP, e também foi professor visitante em instituições da Austrália, França, Estados Unidos, Polônia, Itália, Argentina, México e Peru. Seus trabalhos foram divulgados em mais de 250 obras.

Após a aposentadoria, Newton se mudou para Santa Catarina para ficar mais perto de dois dos seus três filhos, que viviam em Florianópolis. Em 2014, recebeu títulos da Comenda do Legislativo Catarinense.

Em nota, a UFSC apontou que o professor será lembrado com admiração por ex-alunos, ex-orientandos e ex-colegas. “A Universidade e sua comunidade, em luto, presta suas homenagens ao professor e solidariza-se com sua família e seus amigos”, diz o texto.

A cerimônia de despedida ocorreu a partir das 14h30 desta quarta-feira (17), no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. Newton da Costa deixa três filhos, além de netas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Rio do Sul registra a primeira enchente do ano após fortes chuvas no Vale do Itajaí

Acumulado deve chegar a 200 milímetros na cidade, superando o esperado pela Defesa Civil

Geral

SC envia motor e ajuda a retomar abastecimento de água em Porto Alegre

Equipamento deve dobrar a vazão de água na estação que atende 21 bairros da capital gaúcha

Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais após enchentes no RS

A Agência Nacional de Aviação Civil liberou os voos comerciais na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul

Geral

VÍDEO: Moradora de Lajeado, no RS, que perdeu casa na enchente ganha casa nova

Loiva Theresinha Scherer ainda caiu em golpe e perdeu R$ 30 mil

Geral, Trânsito

Chuva causa alagamentos em Florianópolis

Capital está em alerta amarelo da Defesa Divil neste sábado (18)

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local