keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC registra 22 prefeitos presos por corrupção

A 5ª fase da Operação Mensageiro, responsável pela maioria das prisões, foi deflagrada nesta segunda-feira

WhatsApp Image 2024 04 29 at 14.38.11 Visor Notícias
Foto: MPSC/ Divulgação

A prisão do prefeito Clézio Fortunato e do vice Jaime Antonio de Souza, de São João do Itaperiú, na 5ª fase da Operação Mensageiro, levou Santa Catarina a alcançar o marco de 22 prefeitos presos sob suspeita de corrupção.

A Operação Mensageiro, que investiga o superfaturamento de contratos de coleta de lixo, luz e água, foi a responsável pela prisão de 19 prefeitos eleitos para o mandato de 2020/2024. É considerada a maior investigação de corrupção já realizada em Santa Catarina pelo Ministério Público Estadual (MPSC).

Em janeiro de 2024, o ex-prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Alves Wolinger, foi preso em uma operação que investigava desvios em contratos de limpeza pública. Na mesma época, o ex-prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, foi preso na Operação Travessia, que investiga fraudes em licitações e corrupção.

Bela Vista do Toldo, no norte de Santa Catarina, teve dois prefeitos presos. Adelmo Alberti, eleito em 2020, foi detido na 4ª fase da Operação Et Pater Filium, em junho de 2021. Alfredo Cezar Dreher, que era seu vice e assumiu o cargo, foi preso na Operação Mensageiro, em abril de 2023.

Entre os 22 prefeitos presos, 18 são ex-gestores: 13 renunciaram, quatro tiveram o mandato cassado e um está afastado. Apenas quatro continuam no cargo.

O prefeito e o vice de São João do Itaperiú estão colaborando com as investigações. A administração municipal confirmou a prisão, afirmando que “está tranquila e disposta a colaborar com os próximos passos”.

A defesa do prefeito Clézio Fortunato afirmou que não pode se manifestar devido ao sigilo do processo. A defesa do vice não foi localizada.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: VND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 700 tainhas são capturadas em praia de Balneário Camboriú

Primeira leva de tainhas de 2024 é capturada nesta quinta-feira (16) na praia de Taquaras

Geral

Vinho que passou 12 meses submerso em SC será sorteado em rifa para ajudar vítimas no RS

Avaliada em R$ 5 mil, a garrafa será entregue com corais, algas e conchas, preservando a estética proposta pelas vinícolas

Geral

Casal americano fica “preso” no Brasil após bebê prematuro nascer em Florianópolis

A dificuldade em obter a certidão de nascimento do bebê tem impedido a família de retornar a Cambridge, Minnesota, onde moram.

Geral

Guaíba deve permanecer acima da cota de inundação até fim de maio

Preocupação é como será a descida e duração em níveis elevados em função de possíveis chuvas e efeitos do vento

Geral

Distribuidora instala barreira para conter “mar” de botijões de gás em Canoas

Inundação elevou o nível da água a ponto de fazer os botijões flutuarem

Mais notícias

Geral

Mais de 700 tainhas são capturadas em praia de Balneário Camboriú

Primeira leva de tainhas de 2024 é capturada nesta quinta-feira (16) na praia de Taquaras

Animal

Guarda Municipal de Itapema resgata golfinho na Meia Praia

O golfinho, apresentava lesões e necessitava de resgate imediato na manhã desta sexta-feira (17)