keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Itaú vai devolver dinheiro a clientes de empréstimo consignado

O Itaú Consignados S.A compromete-se também a evitar novos empréstimos consignados sem autorização explícita dos clientes

WhatsApp Image 2024 04 08 at 16.31.23 Visor Notícias

Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) celebrou um acordo com o Itaú Consignados S.A para corrigir práticas irregulares em operações de empréstimos consignados. O pacto, homologado judicialmente, obriga a instituição a modificar os processos de contratação de empréstimos, tanto online quanto presenciais, além de compensar a sociedade com R$ 75 mil e ressarcir individualmente os consumidores afetados por transações inadequadas.

O acordo resulta de uma ação civil pública iniciada pela 29ª Promotoria de Justiça, sob a liderança do Promotor Wilson Paulo Mendonça Neto, após verificação de concessões de crédito consignado sem o consentimento explícito dos clientes. “A conclusão deste processo judicial por meio de um acordo é totalmente benéfica para os consumidores”, afirma o Promotor.

Pelo acordo, Itaú Consignados compromete-se a evitar novos empréstimos consignados sem autorização explícita dos clientes, garantindo total transparência sobre os serviços ofertados. A companhia também assegurou que irá reparar qualquer dano causado por contratações ou descontos indevidos, inclusive com a devolução dos valores aos consumidores, seja eles correntistas ou não.

Além disso, como parte da compensação pelos danos coletivos, a empresa acordou em pagar R$ 75 mil ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Estado de Santa Catarina (FRBL) dentro de um prazo de 15 dias úteis. “Este ajuste destaca-se pela promoção do diálogo e do consenso, práticas que têm orientado o trabalho desta Promotoria Especializada”, complementa Mendonça Neto.

Este caso faz parte de uma série de ações movidas pela 29ª Promotoria de Justiça contra instituições financeiras por práticas similares, incluindo Olé Consignado S.A. (incorporada pelo Banco Santander), Banco Safra, e Banco Bradesco. Nestas ações, decisões judiciais asseguraram que os clientes prejudicados por empréstimos consignados não autorizados deveriam receber de volta os montantes indevidamente descontados de suas aposentadorias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Dois homens são presos por suspeita de sequestro e roubo em SC

Os delitos foram cometidos em janeiro deste ano no município de Pinhalzinho

Esportes

Atletas participam de escalada em prédio histórico de Florianópolis

Competição faz parte da programação da 10ª Maratona Cultural na Capital