keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Itaú vai devolver dinheiro a clientes de empréstimo consignado

O Itaú Consignados S.A compromete-se também a evitar novos empréstimos consignados sem autorização explícita dos clientes

WhatsApp Image 2024 04 08 at 16.31.23 Visor Notícias

Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) celebrou um acordo com o Itaú Consignados S.A para corrigir práticas irregulares em operações de empréstimos consignados. O pacto, homologado judicialmente, obriga a instituição a modificar os processos de contratação de empréstimos, tanto online quanto presenciais, além de compensar a sociedade com R$ 75 mil e ressarcir individualmente os consumidores afetados por transações inadequadas.

O acordo resulta de uma ação civil pública iniciada pela 29ª Promotoria de Justiça, sob a liderança do Promotor Wilson Paulo Mendonça Neto, após verificação de concessões de crédito consignado sem o consentimento explícito dos clientes. “A conclusão deste processo judicial por meio de um acordo é totalmente benéfica para os consumidores”, afirma o Promotor.

Pelo acordo, Itaú Consignados compromete-se a evitar novos empréstimos consignados sem autorização explícita dos clientes, garantindo total transparência sobre os serviços ofertados. A companhia também assegurou que irá reparar qualquer dano causado por contratações ou descontos indevidos, inclusive com a devolução dos valores aos consumidores, seja eles correntistas ou não.

Além disso, como parte da compensação pelos danos coletivos, a empresa acordou em pagar R$ 75 mil ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Estado de Santa Catarina (FRBL) dentro de um prazo de 15 dias úteis. “Este ajuste destaca-se pela promoção do diálogo e do consenso, práticas que têm orientado o trabalho desta Promotoria Especializada”, complementa Mendonça Neto.

Este caso faz parte de uma série de ações movidas pela 29ª Promotoria de Justiça contra instituições financeiras por práticas similares, incluindo Olé Consignado S.A. (incorporada pelo Banco Santander), Banco Safra, e Banco Bradesco. Nestas ações, decisões judiciais asseguraram que os clientes prejudicados por empréstimos consignados não autorizados deveriam receber de volta os montantes indevidamente descontados de suas aposentadorias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Caixa autoriza Saque-Calamidade do FGTS a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

O saque pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastres naturais, conforme indicação das secretarias municipais de Defesa Civil

Utilidade Pública

Anac suspende venda de passagens para aeroporto de Porto Alegre

Passageiros que tiverem voos afetados pela suspensão não terão custos adicionais para remarcação ou cancelamento

Utilidade Pública

Empresa de SC dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Empresa catarinense especializada em soluções para a construção civil abriu vagas para motorista de betoneira e operador de bomba nas cidades de Itajaí, Piçarras, Blumenau e Porto Belo

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local