keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Expoentes dos partidos de centro-esquerda e bolsonarista travam batalha por comissões da Câmara e Senado

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Divulgação

Passaportes ideológicos

Expoentes dos partidos de centro-esquerda e bolsonaristas, da direita, travam uma batalha velada pelas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e Senado. Em tempos de guerra, em especial, as duas são consideradas vitrines políticas-eleitorais essenciais para seus candidatos. Deputados pressionam o presidente Arthur Lira a segurar indicações para os comandos das comissões até que se feche a “janela” de troca de partidos – e assim evitar confusão. PT e o deputado Eduardo Bolsonaro brigam pelo comando da CREDN.

Queimado

Eduardo tenta realocar nela o assessor especial Filipe Martins, que se queimou em audiência no Senado ao fazer um gesto considerado racista.

Discurso

Comandar as comissões exteriores é o passaporte oficial para viagens internacionais de comitivas, as quais levarão o discurso da direita ou da esquerda a outros países.

Coldre

Delegados e agentes da PF realizaram reunião sigilosa, em Fortaleza, para alinhar estratégias de segurança na campanha dos candidatos à Presidência. É a turma que vai acompanhá-los nas ruas. O incidente da facada contra Bolsonaro acendeu o alerta. A informação sobre a reunião foi antecipada pela Coluna na sexta-feira, 18.

Indefinição

O vice-presidente Hamilton Mourão quer disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul, mas se esqueceu de combinar a chapa no Estado. Disciplinado, freou conversas e silenciou. Com a indefinição de Bolsonaro sobre o vice na chapa à reeleição, há no Palácio quem indique que o capitão vá manter o general na cota.

Palatável

Agora no Republicanos, ligado à Igreja Universal e representante na Esplanada de boa parte do voto evangélico, Mourão pode ser o melhor representante de duas alas que pesam bem no saldo eleitoral do presidente: cristãos e militares. O general é o mais palatável dentro do Exército.

Misturados

Gazeteiros de gabinetes dão conta de que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que surpreende articulação e forma ampla coalizão, pode sair do PL. Nesse caso, a depender do partido, o vice cotado é o ex-deputado federal Pedro Paulo, da turma do prefeito Eduardo Paes.

Arbitragem 

A condução da arbitragem da disputa entre a CA Investment e a J&F Investimentos não ocorreu como esperado em São Paulo. Uma das partes teria contado com número superior de advogados nas salas, comprometendo, assim, a igualdade na disputa. Um documento teria sido produzido por um escritório fora do processo.

Acarajé eleitoral

Ciente de que dia 1º de janeiro será um desempregado, o governador Rui Costa anunciou candidatura ao Senado sem avisar ao padrinho Jaques Wagner. Isso foi festejado pelo vice João Leão (Progressistas), que começou a fazer planos de, como governador interino, eleger bancada do partido.

PT no fogo

Há dias, Wagner cravou – também sem avisá-lo – que Rui continua no cargo até o fim do mandato. Foi o suficiente para Leão anunciar o rompimento com o PT. O governador engoliu e ficará. Mas, na vendeta, botou o PT no fogo: Rui Costa lançou o desconhecido Jerônimo Rodrigues ao governo pelo partido, sem pedir à cúpula do partido.

Ayurveda

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, baixou portaria que levou aos céus a turma zen Brasil adentro. Credenciou a Escola Superior de Ensino de Ayurveda para “oferta de cursos superiores na modalidade a distância”. A sede é Porto Alegre, poderá atender presencialmente, e tem quatro anos para provar que a canetada valeu à pena.

Descartada

Bolsonaro elogiou tanto Tereza Cristina como senadora em cargo de ministra, e citou sua importância na Casa Alta, que os asseclas já entenderam que ele a descartou de vice.

Meia volta, volver

Metidos a heróis, brasileiros aloprados que cresceram assistindo a filmes do Rambo foram para a Ucrânia combater russos. Um deles já voltou correndo. Outro, por ora, faz selfies bem longe dos combates.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Jorginho Mello participa de evento de filiação em Itapema e faz entrega de emenda em Navegantes

Jorginho conversou com apoiadores e destinou uma emenda de R$ 400 mil para auxílio a assistência social do município de Navegantes

Política

Vereador quer que FAACI inclua pagamento de ração para animais como forma de compensação ambiental

O Projeto de Lei já foi lido na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas

Política

Lula deve visitar Santa Catarina nos próximo dias para longa agenda

Ainda não há data definida para a agenda, que pode ocorrer no final de semana de 21 de maio ou na semana seguinte

Mais notícias

Geral

Explosão faz chuva de pedras atingir carros na BR-101 – veja o vídeo

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e diversos carros foram atingidos por uma chuva de pedras sobre a BR-101.

Geral

Estado já registrou ventos de 75km/h: Defesa Civil monitora tempestade Yakecan

De acordo com a Defesa Civil, até a noite de quarta-feira, 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de Tempestade Tropical, trazendo ventos sustentados, que são contínuos, de 75 km/h.