keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Expoentes dos partidos de centro-esquerda e bolsonarista travam batalha por comissões da Câmara e Senado

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

camara dos deputados do brasil Visor Notícias
Divulgação

Passaportes ideológicos

Expoentes dos partidos de centro-esquerda e bolsonaristas, da direita, travam uma batalha velada pelas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e Senado. Em tempos de guerra, em especial, as duas são consideradas vitrines políticas-eleitorais essenciais para seus candidatos. Deputados pressionam o presidente Arthur Lira a segurar indicações para os comandos das comissões até que se feche a “janela” de troca de partidos – e assim evitar confusão. PT e o deputado Eduardo Bolsonaro brigam pelo comando da CREDN.

Queimado

Eduardo tenta realocar nela o assessor especial Filipe Martins, que se queimou em audiência no Senado ao fazer um gesto considerado racista.

Discurso

Comandar as comissões exteriores é o passaporte oficial para viagens internacionais de comitivas, as quais levarão o discurso da direita ou da esquerda a outros países.

Coldre

Delegados e agentes da PF realizaram reunião sigilosa, em Fortaleza, para alinhar estratégias de segurança na campanha dos candidatos à Presidência. É a turma que vai acompanhá-los nas ruas. O incidente da facada contra Bolsonaro acendeu o alerta. A informação sobre a reunião foi antecipada pela Coluna na sexta-feira, 18.

Indefinição

O vice-presidente Hamilton Mourão quer disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul, mas se esqueceu de combinar a chapa no Estado. Disciplinado, freou conversas e silenciou. Com a indefinição de Bolsonaro sobre o vice na chapa à reeleição, há no Palácio quem indique que o capitão vá manter o general na cota.

Palatável

Agora no Republicanos, ligado à Igreja Universal e representante na Esplanada de boa parte do voto evangélico, Mourão pode ser o melhor representante de duas alas que pesam bem no saldo eleitoral do presidente: cristãos e militares. O general é o mais palatável dentro do Exército.

Misturados

Gazeteiros de gabinetes dão conta de que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que surpreende articulação e forma ampla coalizão, pode sair do PL. Nesse caso, a depender do partido, o vice cotado é o ex-deputado federal Pedro Paulo, da turma do prefeito Eduardo Paes.

Arbitragem 

A condução da arbitragem da disputa entre a CA Investment e a J&F Investimentos não ocorreu como esperado em São Paulo. Uma das partes teria contado com número superior de advogados nas salas, comprometendo, assim, a igualdade na disputa. Um documento teria sido produzido por um escritório fora do processo.

Acarajé eleitoral

Ciente de que dia 1º de janeiro será um desempregado, o governador Rui Costa anunciou candidatura ao Senado sem avisar ao padrinho Jaques Wagner. Isso foi festejado pelo vice João Leão (Progressistas), que começou a fazer planos de, como governador interino, eleger bancada do partido.

PT no fogo

Há dias, Wagner cravou – também sem avisá-lo – que Rui continua no cargo até o fim do mandato. Foi o suficiente para Leão anunciar o rompimento com o PT. O governador engoliu e ficará. Mas, na vendeta, botou o PT no fogo: Rui Costa lançou o desconhecido Jerônimo Rodrigues ao governo pelo partido, sem pedir à cúpula do partido.

Ayurveda

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, baixou portaria que levou aos céus a turma zen Brasil adentro. Credenciou a Escola Superior de Ensino de Ayurveda para “oferta de cursos superiores na modalidade a distância”. A sede é Porto Alegre, poderá atender presencialmente, e tem quatro anos para provar que a canetada valeu à pena.

Descartada

Bolsonaro elogiou tanto Tereza Cristina como senadora em cargo de ministra, e citou sua importância na Casa Alta, que os asseclas já entenderam que ele a descartou de vice.

Meia volta, volver

Metidos a heróis, brasileiros aloprados que cresceram assistindo a filmes do Rambo foram para a Ucrânia combater russos. Um deles já voltou correndo. Outro, por ora, faz selfies bem longe dos combates.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Mais notícias

Segurança

Ataque de cães mata homem em Ingleses

A identidade do homem ainda não foi confirmada

Segurança

Empresário de SC morre em acidente com moto na Argentina

Ele estava em uma moto BMW e morreu nesta sexta-feira (26)