keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Casal adulto de tubarões da espécie Mangona chega ao Oceanic Aquarium

Cada um mede mais de 2 metros e foram trazidos dos Estados Unidos pela maior empresa especializada em transporte de animais aquáticos do mundo

X

A mais nova atração do Oceanic Aquarium já pode ser visitada: um casal adulto de tubarões da espécie Carcharias taurus, conhecidos como Mangona! A fêmea mede 2,06m e o macho 2,02m, o casal tem cerca de sete anos e vai continuar crescendo. 

Eles têm mais de 120 dentes pontudos e que ficam expostos para fora da boca, o que proporciona uma aparência mais agressiva, mas são considerados animais tímidos. É uma espécie ameaçada de extinção por conta da pesca predatória e da poluição dos oceanos. 

Uma equipe européia da Flying Sharks, maior empresa especializada em transporte de tubarões do mundo, foi a responsável em trazer o casal. Foram dois meses de preparação. Os tubarões foram trazidos de Marathon, na Flórida (EUA), de avião até o aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Já no Brasil, uma equipe de especialistas do Oceanic Aquarium, formada por sete profissionais, estava em terra esperando por eles e acompanhou o transporte até Balneário Camboriú (SC). 

“Esses foram uns dos maiores animais que já transportamos e ocorreu de forma tranqüila, apesar de complexo tudo saiu dentro do esperado. E o sucesso da operação se deve a dedicação e treinamento da equipe da Flying e do Oceanic. O casal foi transportado em um recinto de polietileno, metade com água e outra com oxigênio puro, não é o nosso ar, é 100% oxigênio. Também controlamos os parâmetros da água e misturamos alguns químicos para eliminar a amônia (urina) dos tubarões”, explica João Correa, CEO da Flying Sharks e responsável pelo transporte dos mangonas.

“Temos um chekc list de 250 itens e antes de embarcarmos os animais testamos toda e qualquer possibilidade de algo sair  fora do previsto. Quando os tubarões foram colocados no aquário, nadaram de forma muito tranqüila e aceitaram a alimentação de imediato. Isso significa que já se sentem em casa”,conta  Rui Guedes, biólogo marinho da FS, que veio de Portugal dias antes do embarque dos tubarões para preparar o recinto e treinar a equipe que vai lidar diretamente com as novas estrelas do Oceanic.

No total cinco autorizações foram necessárias para a importação dos animais, duas com autoridades norte americanas e três no Brasil: Ibama, Ministério da Agricultura e Receita Federal.

A partir de agora o Oceanic Aquarium participa do Programa Nacional de Conservação da Espécie, vinculado ao Ibama. “São animais que começam a se reproduzir a partir dos oito anos, então dentro de alguns meses eles atingem a maturidade sexual  e esperamos que tenham frutos e possamos cooperar com o programa, afinal essa é uma espécie ameaçada de extinção”,ressalta André Neto, Gerente Operacional do Ocenaic Aquarium.

Cristiano Buerger Filho, diretor do aquário exalta o processo: “Foram meses de preparação e dedicação para receber os tubarões, dentro dos melhores padrões mundiais para o bem estar deles. Foi um desafio enorme, com uma logística bem diferenciada. Estamos felizes com o sucesso da operação e convidamos a todos para virem ver de perto essa espécie espetacular e saber mais sobre como cada um pode colaborar para a preservação dos mangonas”.

Curiosidades:

-tem mais de 120 dentes e ao longo da vida podem trocar 3 mil vezes os dentes;

-são animais de hábitos noturnos;

– nadam de forma lenta;

– das poucas espécies que conseguem respirar mesmo estando parados;

– possuem predação intrauterina, ou seja, o filhote que se desenvolve primeiro se alimenta dos demais ainda no útero da mãe, considerado um tipo de canibalismo;

-não possuem bexiga natatória, para flutuar precisam ir a superfície e abocanhar o ar;

– podem atingir até 3,2 metros;

– pesam até 150Kg

-normalmente os machos são menores que as fêmeas;

– gestação pode durar de 9 a 12 meses;

– são encontrados na costa do Oceano Atlântico, Índico, além do Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho;

– e comem por ano o peso deles em peixes e outros animais menores.

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano

A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano

Cidades

FAACI vai realizar oficinas do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre

Inscrições devem ser feitas por telefone com Matheus Morganti Baldim (048) 99123-3132

Cidades

Funcionário que recusar vacina contra o coronavírus pode ser demitido por justa causa, diz especialista

Num cenário em que o Poder Público imponha medidas restritivas para incentivar a vacinação contra a Covid-19, caso uma empresa adquira doses para proteger a equipe e um funcionário recuse a imunização, a situação pode […]

Cidades

Leão-marinho faz visita à praia da Tainha, em Bombinhas

Um leão-marinho fez uma visita à praia da Tainha, em Bombinhas, neste final de semana. O animal descansava nas pedras no costão.  O projeto de Monitoramento das Praias da Univali explicou que o animal é […]

Cidades

Porto Belo decide proibir festa em escuna, no Caixa D’aço, que era anunciada nas redes sociais

A prefeitura de Porto Belo anunciou que proibiu a Seaparty 2ª Edição, que estava prevista para o próximo dia 23, em uma escuna na praia do Caixa D’aço. Os ingressos estavam sendo vendidos a R$ […]

Mais notícias