keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Câmara aprova gestão da CAIXA para seguro de veículos

Projeto segue para o Senado, mirando melhorias e inclusões no seguro obrigatório

Camara aprova novas regras para o seguro obrigatorio de veiculos Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/23, que designa a Caixa Econômica Federal para administrar o fundo do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Spvat), substituindo o antigo DPVAT. Este projeto, enviado agora ao Senado, pretende regularizar e aprimorar o seguro obrigatório de veículos terrestres no Brasil, garantindo a continuidade do pagamento de indenizações.

O substitutivo proposto pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) traz importantes alterações, como a retomada do pagamento de despesas médicas para as vítimas de acidentes e a redistribuição de 35% a 40% da arrecadação dos prêmios de seguro para os estados e municípios que possuem serviço de transporte público coletivo.

Desde a suspensão do consórcio privado em 2021, a Caixa assumiu a gestão emergencial do seguro, enfrentando desafios financeiros que resultaram na suspensão de pagamentos. A nova legislação visa não apenas retomar a cobrança do seguro, mas também ajustar o valor dos prêmios temporariamente para cobrir sinistros pendentes.

Além disso, o projeto introduz penalidades no Código de Trânsito Brasileiro para os proprietários de veículos que não realizarem o pagamento do seguro, que será obrigatório para o licenciamento anual, transferência ou baixa do veículo.

O repasse de uma parte da arrecadação para o Sistema Único de Saúde (SUS) foi modificado, destinando agora 40% para despesas médico-hospitalares dos segurados, permitindo o reembolso de uma variedade de tratamentos e serviços não disponíveis no SUS local.

Este projeto de lei complementar também estabelece novas regras para o pagamento de indenizações, incluindo prazos e condições para o recebimento, além de ajustes no valor com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e juros moratórios em caso de atraso.

Ao ser enviado ao Senado para avaliação, o PLP 233/23 representa um passo significativo na reformulação do seguro obrigatório de veículos no Brasil, buscando oferecer uma cobertura mais abrangente e justa para as vítimas de acidentes de trânsito.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Itapema tem o primeiro representante na Alesc

André de Oliveira, é o primeiro representante de Itapema na história da Assembleia

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Mais notícias

Negócios

Expocentro terá maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Com investimento de cerca de R$ 5 milhões usina irá gerar 2,5 MW

Segurança

Aluno de Itapema é investigado por compartilhar pornografia infantil

A Prefeita NIlza Simas relatou o caso em vídeo publicado nas redes sociais