No Brasil, uma realidade desafiadora se apresenta para as famílias de crianças de até três anos: a falta de vagas em creches. De acordo com dados divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE) e provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 2,3 milhões de crianças nesta faixa etária estão fora do sistema de creches devido a dificuldades de acesso. Este cenário evidencia uma disparidade significativa, especialmente entre as famílias mais pobres e as mais ricas, com as primeiras enfrentando uma dificuldade quatro vezes maior para conseguir uma vaga.
A Constituição Federal estabelece a educação em creche como um direito da criança e da família, incumbindo ao Estado a oferta de vagas. O Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, vai além e determina que até 2024, pelo menos 50% das crianças de até 3 anos devem ser atendidas em creches. Entretanto, os dados recentes apontam para um cenário onde essa meta está longe de ser alcançada, com apenas 40% das crianças nesta faixa etária atualmente frequentando essas instituições.
A situação é agravada por diversos fatores, incluindo a localização distante das escolas, a falta de vagas, e até mesmo a não aceitação de crianças por causa da idade, com algumas creches estabelecendo limites mínimos de idade para admissão. Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do TPE, destaca a urgência desta questão, sublinhando a necessidade de mais de 2 milhões de crianças de acessar o serviço de creche como um direito não atendido pelo Estado.
A desigualdade no acesso às creches é mais evidente quando se observa a distribuição geográfica da demanda, com estados como Acre, Roraima, Pará e Piauí apresentando os maiores percentuais de crianças fora das creches. As maiores demandas por vagas se concentram em estados populosos como São Paulo, Minas Gerais e Bahia, onde a educação nos primeiros anos de vida é crucial tanto para o desenvolvimento infantil quanto como suporte às famílias.
Diante desse desafio, os municípios, que têm a responsabilidade constitucional pela oferta de creches, junto ao governo federal, buscam formas de ampliar a infraestrutura necessária e contratar mais profissionais especializados. Iniciativas como o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e a destinação de R$ 4,1 bilhões para a construção de novas creches e escolas de educação infantil são passos importantes nessa direção.
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