keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Brasil tem 2,3 milhões de crianças sem vaga em creches

Os dados são provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Mais de 2 milhoes de criancas no pais estao sem vagas em creches Visor Notícias
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

No Brasil, uma realidade desafiadora se apresenta para as famílias de crianças de até três anos: a falta de vagas em creches. De acordo com dados divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE) e provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 2,3 milhões de crianças nesta faixa etária estão fora do sistema de creches devido a dificuldades de acesso. Este cenário evidencia uma disparidade significativa, especialmente entre as famílias mais pobres e as mais ricas, com as primeiras enfrentando uma dificuldade quatro vezes maior para conseguir uma vaga.

A Constituição Federal estabelece a educação em creche como um direito da criança e da família, incumbindo ao Estado a oferta de vagas. O Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, vai além e determina que até 2024, pelo menos 50% das crianças de até 3 anos devem ser atendidas em creches. Entretanto, os dados recentes apontam para um cenário onde essa meta está longe de ser alcançada, com apenas 40% das crianças nesta faixa etária atualmente frequentando essas instituições.

A situação é agravada por diversos fatores, incluindo a localização distante das escolas, a falta de vagas, e até mesmo a não aceitação de crianças por causa da idade, com algumas creches estabelecendo limites mínimos de idade para admissão. Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do TPE, destaca a urgência desta questão, sublinhando a necessidade de mais de 2 milhões de crianças de acessar o serviço de creche como um direito não atendido pelo Estado.

A desigualdade no acesso às creches é mais evidente quando se observa a distribuição geográfica da demanda, com estados como Acre, Roraima, Pará e Piauí apresentando os maiores percentuais de crianças fora das creches. As maiores demandas por vagas se concentram em estados populosos como São Paulo, Minas Gerais e Bahia, onde a educação nos primeiros anos de vida é crucial tanto para o desenvolvimento infantil quanto como suporte às famílias.

Diante desse desafio, os municípios, que têm a responsabilidade constitucional pela oferta de creches, junto ao governo federal, buscam formas de ampliar a infraestrutura necessária e contratar mais profissionais especializados. Iniciativas como o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e a destinação de R$ 4,1 bilhões para a construção de novas creches e escolas de educação infantil são passos importantes nessa direção.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Udesc está com inscrições abertas para Vestibular de Inverno 2024

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de maio através do site oficial da universidade

Educação

Governador se manifesta sobre greve na educação

A greve começou dia 23 de abril. Em resposta, Jorginho Mello gravou um vídeo; confira:

Educação

Programa Pé-de-Meia libera 2ª parcela para nascidos em janeiro e fevereiro

A iniciativa tem como objetivo apoiar estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda

Educação

Santa Catarina deve ampliar ensino da língua italiana nas escolas

Atualmente, somente a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece um curso de licenciatura em italiano

Educação

Univali lança aplicativo gratuito para introduzir crianças à ciência

Ferramenta educativa “Cientistas para Colorir” já está disponível para download

Mais notícias

Educação

Udesc está com inscrições abertas para Vestibular de Inverno 2024

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de maio através do site oficial da universidade

Segurança

Castelo do Harry Potter é atacado por mísseis

Pelo menos cinco pessoas morreram e 32 ficaram feridas na cidade de Odessa