keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Univali lança aplicativo gratuito para introduzir crianças à ciência

Ferramenta educativa “Cientistas para Colorir” já está disponível para download

700 6627fc2501a6d Visor Notícias
Foto: Divulgação

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou um aplicativo gratuito para introduzir as crianças à ciência de uma forma lúdica. A ferramenta educativa “Cientistas para Colorir” foi desenvolvida como parte do projeto de extensão Química Social e já está disponível para download.

A ferramenta está disponível para baixar nos aparelhos de celular com sistema operacional Android e em breve será disponibilizada para tablets e equipamentos com sistema IOS. O “Cientistas para Colorir” destaca 10 renomados cientistas, oferecendo aos usuários uma breve biografia de cada um, acompanhada de uma imagem pronta para colorir.

A professora Gizelle Inácio Almerindo explica que durante a realização das atividades do projeto foi constatado, pelos acadêmicos e professores envolvidos nas ações, que a maior parte das crianças não tinha referências sobre cientistas. “Quando perguntávamos se conheciam algum cientista, quase sempre os estudantes mencionavam o personagem Bob Esponja ou algum youtuber.

Nós produzimos um livro de atividades para criar esta aproximação com os grandes nomes da ciência, que tanto contribuíram para a humanidade”, relembra. O aplicativo levou cerca de 18 meses para ser desenvolvido e teve a contribuição de acadêmicos e professores de Engenharia Química e Engenharia da Computação. Os acadêmicos Jacson Andrei Hilgert e Felipe Matheus Müller e as docentes Gizelle Inácio Almerindo e Patrícia Fóes Scherer Costódio foram os desenvolvedores.

O registro do software “Cientistas para Colorir” foi concedido à Univali pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em setembro de 2023, com uma validade de 50 anos. Os trâmites para a obtenção dos direitos foram facilitados pelo Uniinova – Hub de Inovação Tecnológica da Univali, que gerencia os processos internos relacionados à propriedade intelectual.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

MP oferece curso voltado a proteção de crianças e adolescentes contra abusos

O curso é destinado a profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a infância e adolescência

Educação

Udesc está com inscrições abertas para Vestibular de Inverno 2024

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de maio através do site oficial da universidade

Educação

Governador se manifesta sobre greve na educação

A greve começou dia 23 de abril. Em resposta, Jorginho Mello gravou um vídeo; confira:

Educação

Programa Pé-de-Meia libera 2ª parcela para nascidos em janeiro e fevereiro

A iniciativa tem como objetivo apoiar estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda

Educação

Santa Catarina deve ampliar ensino da língua italiana nas escolas

Atualmente, somente a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece um curso de licenciatura em italiano

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas