keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário implanta protocolo para maus-tratos a animais

Em reunião com o MPSC, autoridades fixaram protocolo a fim de garantir atendimento médico ao animal e buscar punição efetiva ao agressor.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoveu reunião com autoridades de Balneário Camboriú e firmou um protocolo para atendimento para os casos de maus-tratos a animais verificados no Município. O objetivo do protocolo é garantir o atendimento médico adequado aos animais e dar efetividade à punição dos agressores.

A reunião foi presidida pelo Promotor de Justiça Isaac Sabbá Guimarães, com atuação na área do meio ambiente na Comarca de Balneário Camboriú. De acordo com o protocolo, a autoridade policial atenderá às notícias de maus-tratos, lavrará termo circunstanciado e encaminhará o animal ao Instituto Geral de Perícias (IGP) para realização de exame de corpo de delito.

Na falta de perito, haverá dois médicos veterinários compromissados, indicados pelo Conselho Municipal de Proteção Animal de Balneário Camboriú, para realização do exame. O Conselho deverá fornecer, ainda, uma lista de clínicas conveniadas com o Município para atendimento dos casos nos quais houver risco de vida do animal.

Quando não houver flagrante, mas houver evidência de maus-tratos, a autoridade policial requisitará à Justiça a busca e apreensão do animal, que será encaminhado à pessoa ou entidade, indicada pelo Conselho Municipal, nomeada depositária fiel. Caso este atendimento seja feito pela Guarda Municipal, esta deverá informar à autoridade policial para que seja lavrado o boletim de ocorrência.

Os registro das ocorrências, documentados com o exame de corpo de delito, serão encaminhadas à 5ª promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú, para as providências judiciais e extrajudiciais cabíveis. Os órgãos presentes se comprometeram, ainda, a fomentar uma campanha educacional de cosncientização para a proteção aos animais.

A reunião foi realizada no dia 17 de outubro, com a presença de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal de Balneário Camboriú, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e da Comissão de Defesa dos Animais da OAB, além do Ministério Público de Santa Catarina.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Itajaí

Com 230m² de área, o local atenderá cerca de 2 mil moradores do bairro

Cidades

Porto Belo terá festival gospel com shows nacionais

A proposta em 2022 será diferente dos anos anteriores, dando a oportunidade de os fiéis participarem de dois shows nacionais

Cidades

Balneário Camboriú é a número 1 do Brasil em padrão de vida e sustentabilidade

Ranking avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras nos mais diversos setores, como qualidade de vida, tecnologia, inovação, saúde e educação

Cidades

IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em Piçarras

Pesquisa verifica infraestrutura do município para realização do censo demográfico em agosto

Cidades

Mais de 900 alunos da rede municipal de BC visitaram a roda gigante

Objetivo é ensinar aos estudantes a importância da preservação ambiental para o setor turístico de Balneário Camboriú

Mais notícias

Segurança

Vizinhos escutam gritos de socorro e descobrem que homem foi morto com 29 facadas

A vítima levou 29 facadas no corpo, a maioria na região do abdômen

Segurança

Policial mata a irmã a tiros e é presa pelo marido, que também é PM

Rhaillayne Oliveira de Mello, 23 anos, foi presa pelo próprio marido, que também é PM