keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

jean Visor Notícias
Foto: Câmara de Itapema

Esse ano começou com uma grande novidade na Câmara de Vereadores de Itapema. O Balcão da Cidadania entrou em operação no mês de janeiro, oferecendo um leque de serviços à população. Desde o primeiro dia de funcionamento, já foram mais de 200 atendimentos prestados à população. O primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina.

Em breve, serão disponibilizados novos serviços no Balcão, como emissão de certidões negativas, auxílio para produção e impressão de currículos, além do acesso à vagas do Banco de Empregos.

Para o atual presidente da Câmara, vereador Jean do Dimar (MDB), a prestação de serviços nos Legislativos Municipais segue uma tendência que busca a ampliação do acesso à direitos civis e também individuais do cidadão. “A Câmara de Itapema segue se modernizando e se espelhando em boas práticas de outros municípios. Facilitar o acesso a serviços como esses, é uma forma do Legislativo trabalhar diretamente para a população, utilizando sua estrutura física e de pessoal nesse sentido”, conta ele, que entra no último ano do seu mandato à frente da Mesa Diretora.

A primeira carteira de identidade feita através do Balcão da Cidadania de Itapema já foi entregue no último dia 08/02, ao cidadão Fernando José Polettini, que veio até o Legislativo fazer o documento do seu filho de um ano. Ele comemorou o fato de receber o documento do menor no mesmo dia em que seu filho comemorou seu primeiro aniversário. “Primeiro ano de vida, com o primeiro documento”, registrou.

Ação planejada já um ano

A ação para implantação do Balcão da Cidadania começou a ser planejada há um ano pelo presidente Casa Legislativa. Desde então, Jean promoveu diversas mudanças administrativas a fim de oferecer os novos serviços na Câmara Municipal. “Primeiro ampliamos o horário de atendimento, sem fechar no almoço para que as pessoas possam buscar nossos serviços nos horários livres. Depois iniciamos o treinamento da equipe do Balcão diretamente com a Polícia Científica catarinense para emissão dos documentos. Então, no segundo semestre, realizamos um concurso público prevendo cargos já para atuar nesse novo programa institucional da Câmara de Itapema” relembra o presidente.

Saiba como renovar ou fazer sua Carteira de Identidade

O primeiro passo é agendar o seu atendimento diretamente no site (policiacientifica.sc.gov.br) da Polícia Científica (PCSC). O atendimento no Balcão da Cidadania para este serviço só pode ser feito com horário marcado, quando é liberado o sistema da PCSC para o cadastro realizado. Depois, basta comparecer ao agendamento levando Certidão de Nascimento ou casamento original, sem estar plastificada ou com danos. Para outros serviços, basta o cidadão ir diretamente à Câmara Municipal para ter acesso ao Balcão da Cidadania.

Serviço:
Balcão da Cidadania da Câmara de Itapema
Atendimento das 8h às 19h, de segunda à sexta
Agendamento para identidade: www.policiacientifica.sc.gov.br
Rua 120, n 423 – Centro – Itapema
Informações: 47 3228 5600

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Empresário de SC morre em acidente com moto na Argentina

Ele estava em uma moto BMW e morreu nesta sexta-feira (26)

Saúde

Vacinação contra gripe influenza é ampliada para crianças até 12 anos

A partir de segunda-feira (29), novo grupo já pode se imunizar nas unidades de saúde de Itajaí