keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

MAF 593 Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem apresentado ótimos resultados com a diminuição do tempo-resposta nos atendimentos realizados pelas motolâncias em Itapema e Balneário Camboriú. A experiência com o serviço deu tão certo, que o governador Jorginho Mello autorizou a aquisição de 10 motolâncias para outros municípios. As primeiras unidades serão destinadas a Florianópolis e Palhoça

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), irá investir aproximadamente R$ 300 mil na compra das motocicletas. .

“Em diversas partes do mundo, estudos mostram a redução da mortalidade tanto em eventos decorrentes de trauma quanto de causas clínicas, em decorrência do atendimento pré-hospitalar com menor tempo-resposta, e as motolâncias ajudam nesse processo”, explica Dionísio Medeiros, diretor do Atendimento Pré-hospitalar (APH) Móvel. Além disso, Dionísio ressalta que o atendimento rápido ao paciente diminui as sequelas, as complicações, o tempo de internação, assim como o custo total do tratamento.

As motolâncias estão equipadas com materiais e equipamentos de primeiros socorros, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA).

O veículo é pilotado por um técnico de enfermagem, que realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias. Também, caso necessário, garante o atendimento pré-hospitalar imediato no momento de maior complexidade e estabilização da vítima.  

Ampliação das motolâncias

Os secretários municipais de Saúde que têm interesse em implantar as motolâncias deverão efetuar o pedido por um ofício com anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES), para efetivar o processo. Antes da ampliação, será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico, para ter conhecimento se é possível ter o serviço na localidade. Além disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA) ativos para a viabilização das motolâncias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Obra bloqueia cruzamento da rua Silva com a Marcos Konder em Itajaí

Motoristas devem ficar atentos aos desvios a partir das 19h

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local