keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Morador de SC encontra pedra que pode ser ‘vômito de baleia’ e poderá ficar milionário

Três pessoas ficaram recentemente milionárias após encontrar a tão cobiçada pedra

vomito baleia penha 800x600 1 Visor Notícias
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Um morador de Santa Catarina está na expectativa de ser o próximo milionário após ter encontrado uma pedra na Praia do Poá, em Penha, a qual ele acredita ser o âmbar cinza, conhecido como ‘vômito de baleia’. A substância é considerada rara e muito valiosa. Três pessoas ficaram recentemente milionárias após encontrar a tão cobiçada pedra na Tailândia. Um morador de Itajaí, também teria encontrado a pedra semelhante na Praia da Cabeçudas. O caso ainda está em análise.

Francisco Brites, instrutor de boxe, estava treinando com a esposa, Vanessa Borba quando encontrou a pedra na areia. Por ser bastante parecida com a pedra que o morador de Itajaí encontrou, a situação despertou a curiosidade do casal.  “O mar estava bem agitado, então tinha muitos galhos na praia, e eu acho que foi isso que trouxe a pedra pra praia”, conta. Ele correu para pegar a pedra, que segundo ele “era bem cheirosa”, e flutuava no mar.

Francisco agora quer levar a pedra ao Museu Oceanográfico da Univali, para que os biólogos possam identificar e dizer se é ou não a substância que pode deixá-lo milionário. “Tomara que seja”, torce.

Vômito’ valioso

A substância expelida pela baleia cachalote é muito valorizada e utilizada por fabricantes de perfumes caros, como os franceses. É chamada âmbar cinza, um poderoso fixador para as essências mais caras do mundo. Pela raridade, os valores pagos a quem encontra o tesouro são altos. O curador do museu de oceanografia da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Jules Soto, afirma que apesar de difícil, é possível encontrar a substância expelida pelas baleias cachalotes.

“É pouco provável, mas não é impossível. Como nós temos uma plataforma continental bem larga, os cachalotes são frequentes na costa catarinense, só que bem ao largo, além de 200 km da costa, aí que elas começam a aparecer. É uma rota de imigração deles aqui. Já aconteceu um encalhe de cachalotes em Balneário Camboriú”, explicou o curador.

Em primeiro lugar, temos que entender o motivo de o material ser tão valioso assim. Os casos na Tailândia deixaram um catador de lixo, um grupo de pescadores de tainha e uma dona de casa milionários. A última, Siriporn Niamrin, de 49 anos, arrematou um valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão. “Não é exatamente um vômito, é um produto do intestino desses bichos, chamado âmbar cinza”, esclarece Paulo Simões Lopes.

O âmbar cinza é produzido pelas baleias cachalotes. Simões explica que isso acontece porque o animal se alimenta de lulas gigantes, que proporcionam a criação da substância. “Essas lulas têm um biquinho e na digestão da cachalote sobra parte da estrutura, que não é totalmente digerida” O professor afirma que ao longo de suas pesquisas na área já viu muitas baleias cachalote na costa brasileira. No entanto, a substância valiosa é muito rara de ser encontrada nas praias do país e de Santa Catarina. Isso se deve a uma condição geográfica.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul

Geral

Teto de escola desaba e fere professora e aluna em SC

Secretaria de Estado da Educação (SED) diz que visitou o local após o incidente

Geral

Prefeitura de Florianópolis arrecada mantimentos para população do RS atingida pelas chuvas

Pontos de coleta realizarão plantões para receber doações. Veja onde os pontos estão localizados

Geral

Barragem de contenção chega ao limite após as fortes chuvas em Concórdia

Defesa Civil confirmou que a barragem, que foi construída para a contenção das chuvas, chegou ao limite máximo

Geral

Foragido acusado de roubos e 25 homicídios é capturado em SC

Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (02) em Biguaçu

Mais notícias

Tempo

Saiba quando o tempo deve ficar estável em Santa Catarina

As chuvas enfrentadas nos últimos dias são devido à posição de uma frente fria sobre o estado

Eventos

Show de Madonna no Rio de Janeiro movimenta Aeroporto Internacional de Navegantes

Para atender à demanda, estão programados doze voos nos dias 3, 4 e 5 de maio, incluindo seis voos extras para acomodar os fãs