keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC garante segurança a servidores que prestam serviços essenciais durante a pandemia

PGE/SC interveio em ação popular sobre equipamentos de proteção individual

7758822631b7077e85ea6ef93ac9e003 Visor Notícias

Após defesa da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC), a Justiça entendeu que a ação popular que condenava o Estado a comprar e fornecer determinados equipamentos de proteção individual (EPIs) aos bombeiros militares não encontra fundamentos em lei. No processo, a PGE demonstrou que todas as medidas e EPIs, bem como as recomendações técnicas, estão sendo atendidas e disponibilizadas aos servidores que prestam serviços essenciais, principalmente durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. No caso, advogados ajuizaram ação popular requerendo que o Estado e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina fossem condenados a fornecer determinados itens de proteção aos bombeiros militares, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Como argumento, os autores alegavam que esses profissionais estavam atuando desprotegidos em Santa Catarina, por considerarem que os materiais disponíveis eram insuficientes, tanto qualitativamente como quantitativamente.

Contudo, a PGE demonstrou no processo que inexiste omissão ou negligência do Estado já que está fornecendo equipamentos definidos como essenciais pelas autoridades sanitárias e da saúde pública, como óculos de proteção ou protetor facial, avental descartável, máscara cirúrgica e luvas de procedimento. “O Governo do Estado e os órgãos que integram o Poder Executivo, em parceria com os demais poderes, estão prestando toda a assistência necessária à população e zelando, ao mesmo tempo, pela saúde dos cidadãos e dos servidores e colaboradores que trabalham incessantemente para minimizar os efeitos decorrentes do COVID-19”, destacaram os advogados públicos nos autos.

Em sentença, a Justiça concluiu como inadequada a ação popular ajuizada pelos advogados, já que esse tipo de ação é utilizada para anular ou declarar nulidade de ato lesivo ao patrimônio público. Para o juiz, os autores pretendem a condenação dos réus em obrigação de fazer, não indicando o ato que pretendem que seja anulado ou declarado nulo, tampouco o motivo para a anulação ou nulidade. “Inadequada, portanto, a via eleita pelos autores para a tutela jurisdicional por eles perseguida e ausente, consequentemente, o interesse processual a justificar a propositura da presente ação”, destacou o magistrado.

Após recurso por parte dos autores, a Justiça manteve o entendimento favorável ao Estado. Em acórdão publicado nesta quarta-feira, 12, o desembargador concluiu que os pedidos são movidos para garantir a tutela de direitos individuais homogêneos da respectiva categoria profissional, portanto extrapolam o propósito de uma ação popular. Atuaram no processo os procuradores do Estado Alisson de Bom de Souza, João Carlos Castanheira Pedroza e Jocélia Aparecida Lulek.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Exército da Serra Catarinense é mobilizado para auxiliar nos resgates do RS

O trabalho do Exército continuará enquanto necessário para auxiliar nas áreas afetadas pela catástrofe climática

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul

Geral

Teto de escola desaba e fere professora e aluna em SC

Secretaria de Estado da Educação (SED) diz que visitou o local após o incidente

Geral

Prefeitura de Florianópolis arrecada mantimentos para população do RS atingida pelas chuvas

Pontos de coleta realizarão plantões para receber doações. Veja onde os pontos estão localizados

Geral

Barragem de contenção chega ao limite após as fortes chuvas em Concórdia

Defesa Civil confirmou que a barragem, que foi construída para a contenção das chuvas, chegou ao limite máximo

Mais notícias

Utilidade Pública

Associação de Surf de Balneário Camboriú realiza campanha de arrecadação ao RS após chuvas

A iniciativa começa a partir deste sábado (4) na Praça Almirante Tamandaré

Tempo

Alerta de deslizamentos e fluxo de detritos estão previstos para o final de semana em SC

Locais como Itá, Piratuba, Capinzal, Praia Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado estão entre os mais afetados, com condições geológicas de alto risco