keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Município do Sul de SC está em alerta para foco de raiva bovina

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

raiva Visor Notícias
Foto: Divulgação Cidasc

A Cidasc de Tubarão confirmou um novo caso de Raiva na Barra do Norte em Tubarão, e realizou coleta de amostras para análises de outros animais suspeitos nos municípios São Ludgero e Pedras Grandes. Por este motivo, a Cidasc lançou um alerta para toda região pedindo que os pecuaristas e agricultores vacinem seus rebanhos, lembrando que aqueles animais que estão sendo vacinados pela primeira vez, devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira vacinação. A intenção é conter e evitar novos focos da doença.

O Produtor deve ficar atento aos sintomas que os animais apresentam, tais como: dificuldade de caminhar, salivação excessiva e paralisia. Em casos suspeitos, procure orientação de um médico veterinário e comunique o fato no escritório da Cidasc mais próximo. A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenir e proteger os animais.

Segundo a Médica Veterinária e Gestora Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc, Angela Zimmermann, os agricultores precisam tomar cuidado, “a raiva é fatal, os animais infectados acabam morrendo, não existe tratamento. Não existe vacina curativa, somente preventiva. As pessoas que tiveram contato com animais suspeitos precisam procurar a unidade de saúde para buscar orientações e verificar a necessidade de aplicação de protocolo de pós-exposição”, orienta a médica veterinária.

Segundo Angela Zimmermann, a região é endêmica para morcegos hematófagos, principalmente devido à topografia. A ação da Cidasc na propriedade é a colheita de amostra quando tiver algum animal suspeito, além da orientação para os produtores, uma vez que o programa nacional de controle da raiva dos herbívoros, que está passando por uma reformulação, encontra-se suspenso para o controle de morcegos hematófagos.

Com isso, a orientação é trabalhar fortemente na vigilância e educação sanitária, para identificação de todos os casos suspeitos e orientação para a vacinação dos animais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul

Geral

Teto de escola desaba e fere professora e aluna em SC

Secretaria de Estado da Educação (SED) diz que visitou o local após o incidente

Geral

Prefeitura de Florianópolis arrecada mantimentos para população do RS atingida pelas chuvas

Pontos de coleta realizarão plantões para receber doações. Veja onde os pontos estão localizados

Geral

Barragem de contenção chega ao limite após as fortes chuvas em Concórdia

Defesa Civil confirmou que a barragem, que foi construída para a contenção das chuvas, chegou ao limite máximo

Geral

Foragido acusado de roubos e 25 homicídios é capturado em SC

Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (02) em Biguaçu

Mais notícias

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul