keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Produtor de Água entrega 90 mudas para plantio em área de restauração em BC

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú

show image Visor Notícias
Foto: Divulgação IMA

Para auxiliar no processo de restauração de áreas próximas a bacia hidrográfica do Rio Camboriú, o Produtor de Água do Rio Camboriú entregou 90 mudas de espécies variadas para o plantio em uma das propriedades inseridas no projeto. As mudas de sibipiruna, aroeira, açoita, dedaleiro e tucaneira são do viveiro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), que é parceira do programa.

A propriedade que recebeu as mudas fica na localidade do Lageado e o produtor Anderson Panaino, que participa da iniciativa desde 2017, solicitou as mudas para restaurar uma das áreas que ainda será inserida no Produtor de Água. “Ele irá plantar as mudas em uma área da propriedade que ainda não está contemplada, mas que ele quer restaurar”, menciona a engenheira Ambiental, Rafaela Santos, responsável pelo programa.

Nas propriedades com áreas de restauração inseridas no projeto, a equipe do Produtor de Água fica responsável por auxiliar na restauração. “Uma das primeiras ações é o isolamento da área por cercamento, e em alguns casos é feito o plantio”, explica Rafaela, destacando que na maioria das áreas, a restauração é feita estimulando o desenvolvimento natural de plantas que já estão crescendo no local.

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. O projeto conta atualmente com 27 propriedades parceiras e possui 1.154,28 hectares de área conservada, além de 70,97 hectares em processo de restauração.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Itapema tem o primeiro representante na Alesc

André de Oliveira, é o primeiro representante de Itapema na história da Assembleia

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Mais notícias

Negócios

Expocentro terá maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Com investimento de cerca de R$ 5 milhões usina irá gerar 2,5 MW

Segurança

Aluno de Itapema é investigado por compartilhar pornografia infantil

A Prefeita NIlza Simas relatou o caso em vídeo publicado nas redes sociais