keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Porto de Itajaí abre 2021 com 6% de crescimento na movimentação em toneladas

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra 18% de aumento

Porto de Itajai abre 2021 com 6 de crescimento na movimentacao em toneladas 115226 Fotografoa Marcos Porto Visor Notícias
Divulgação

O ano de 2021 começou com crescimento no Porto de Itajaí e no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Em nosso porto, a movimentação de cargas alcançou 452 mil toneladas, um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os números apontam 37.279 TEUs (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento) movimentadas em janeiro deste ano.

No complexo portuário, somado os números de Itajaí e Navegantes, foram movimentados 115.749 TEUs e 1.303.984 toneladas. No comparativo ao mesmo período de 2020, foi registrado um crescimento de 17% na movimentação de TEUs e 18% nas toneladas.

“O Porto de Itajaí é motivo de imenso orgulho e satisfação. Nos últimos quatro anos conseguimos recuperar seu prestígio. Novas linhas foram conquistadas e com isso multiplicamos a movimentação de toneladas e de contêineres. Trabalhamos com os quatro berços e agora estamos atuando pela vinda de navios maiores para todo o complexo, garantindo uma economia cada vez mais forte e potencializando Itajaí no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasil”, comemora o prefeito Volnei Morastoni.

Apesar da redução no número de escalas e de contêineres, a movimentação de tonelagem foi maior no período. “Isso quer dizer que movimentamos mais contêineres cheios e navios mais carregados. É muito importante destacar esse crescimento da relação de carga por escala, que foi de 22% no comparativo ao ano passado”, explica o diretor geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz. Para o diretor, os navios mais carregados são uma tendência que se consolida cada vez mais entre os armadores.

Embora o preço do dólar esteja alta, as importações superaram as exportações e corresponderam a 51% do sentido das cargas operadas no complexo. Frango, carnes e madeira e derivados foram os produtos mais exportados. Já os produtos mais importados foram os mecânicos e eletrônicos; plásticos e borrachas; e produtos químicos.

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, avalia a movimentação de janeiro como bastante expressiva. “Historicamente a movimentação portuária do primeiro trimestre do ano tende a manter uma estabilidade, e mesmo com o fechamento da barra em virtude das chuvas, nós conseguimos apresentar um crescimento, indicando que em 2021 nós vamos continuar nesse ritmo”, projeta o superintendente.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Programa de Recuperação Fiscal de Santa Catarina entra em sua terceira e última fase

Renegociações são válidas para dívidas de ICMS anteriores a 31 de dezembro de 2022

Economia

Menos de 30% dos trabalhadores domésticos de SC têm carteira assinada

Dados são da PNAD Contínua do IBGE, do terceiro trimestre de 2023

Economia

Fábrica de SC é reconhecida como a primeira do Brasil que reaproveita 99,9% de seus resíduos

A empresa do Vale do Itajaí recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil, braço da Aliança Internacional Lixo Zero

Economia

Gastos de catarinenses no Dia das Mães aumentam 13% em 2024

O ticket médio deste ano apresenta um aumento de 8% em relação ao ano anterior

Economia

Estudo aponta SC com o menor índice de pobreza entre os estados brasileiros

Dados revelam que 11,6% dos catarinenses vivem com menos de R$ 664

Mais notícias

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul