keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Nível de intenção de investir em Santa Catarina chega ao maior patamar da história

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), o índice de intenção de investimento em Santa Catarina chegou a 73,2 pontos em outubro, maior resultado já registrado na série histórica. Este foi o […]

Ricardo Wolffenbuttel Visor Notícias
Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), o índice de intenção de investimento em Santa Catarina chegou a 73,2 pontos em outubro, maior resultado já registrado na série histórica. Este foi o sexto mês consecutivo de alta para o indicador. O índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam otimismo, e abaixo, pessimismo.

O recorde na intenção de investir no Estado está relacionado com a velocidade da retomada econômica em Santa Catarina. Durante o auge de crise, as empresas precisaram se readequar, diminuindo a capacidade de utilização da indústria. No entanto, com a retomada acontecendo mais rápido do que o esperado, a situação se inverteu. De abril a setembro, a ociosidade da indústria catarinense caiu para de 50% para 18%.

Essa velocidade na retomada também tem acarretado em uma demanda maior do que as indústrias conseguem atender. Atualmente, 50,5% das empresas catarinenses não conseguem aumentar sua produção por conta da escassez de insumos. O indicador que mede a intenção para compra de matéria-prima chegou a 65,3 pontos, maior resultado da série histórica.

“A alta das expectativas e intenção de investir é consonante ao aumento do índice de confiança empresarial. A melhora desses indicadores é importante para a retomada da economia no segundo semestre, mas é importante destacar que isso só ocorrerá por meio da manutenção de um ambiente econômico favorável”, destacou a Fiesc em relatório.

Com a alta nos investimentos para atender a demanda, cresce também a perspectiva por aumento na oferta de emprego. O índice de perspectiva de emprego na indústria chegou a 60 pontos em outubro, maior resultado desde janeiro de 2019.

De acordo com o IBGE, nos últimos meses, a indústria tem liderado a criação de postos de trabalho no Estado. Somente em setembro, o setor gerou um saldo positivo de 12 mil empregos em Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Gigante têxtil de SC divulga novo posicionamento de marca e presenteia colaboradores

Com 141 anos de história, a empresa visa renovar a conexão com os lares dos consumidores

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Tornados atingem Estados Unidos e deixam rastro de destruição

Onda de tornados destruiu centenas de edificações e deixou vários feridos

Segurança

Ataque de cães mata homem em Ingleses

A identidade do homem ainda não foi confirmada