keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Emprego intermitente cresce durante a pandemia e deve ser ainda maior na temporada

Desde a Reforma Trabalhista e as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 2017, foram criadas 170.649 vagas para de contratos de trabalho intermitente no Brasil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e […]

criacao de novas vagas de emprego em santa catarina 20190725 1520392845 Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

Desde a Reforma Trabalhista e as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 2017, foram criadas 170.649 vagas para de contratos de trabalho intermitente no Brasil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mesmo período, vagas tradicionais desempregaram 194.649 pessoas. O crescimento das vagas intermitentes se manteve, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, tendo sido criados 27.487 novos postos de janeiro a julho. Com a chegada da temporada no litoral, a expectativa é um aumento ainda maior, já que 75% das vagas de trabalho intermitente estão ligadas ao comércio e serviços.

Conforme explica o advogado especialista no tema, Rodrigo Vinicios Fidencio, a principal diferença entre contrato clássico e o intermitente é a não continuidade: uma contratação com alternância de períodos de prestação de serviços em horas, dias ou meses. “A modalidade cresceu durante a crise, enquanto 1,09 milhão de vagas com contratos clássicos foram encerradas. Ainda existem muitas dúvidas, tanto para trabalhadores quanto para empresários. Mas o contrato intermitente pode ser muito vantajoso para ambos, porque garante que pessoas prestem serviços por demanda, de acordo com a necessidade da empresa, com a possibilidade de trabalharem também em outros locais. E a empresa só paga pelo tempo efetivamente trabalhado”, explica o especialista.

Para ter segurança jurídica, Fidencio esclarece que a contratação deve estar registrada em carteira. Em anotações gerais, deverá constar a modalidade, a remuneração e os Direitos previstos em lei. Já na ficha de registro, o empregador não preenche horário pré-fixado. “No sistema contábil deverá constar a contratação do empregado como trabalhador intermitente, para que as informações encaminhadas aos órgãos fiscalizadores sejam mais assertivas. Empregadores que não efetuarem o registro nas carteiras dos trabalhadores estão sujeitos a multa. O valor chega a R$ 800 para micro e pequenas empresas e R$ 3 mil para empresas maiores, contado por empregado”, orienta.

Remuneração e Direitos – Trabalhadores dessa modalidade ainda têm Direito ao recebimento de INSS e FGTS mensalmente. O pagamento do salário é feito no final da jornada convocada para prestação de serviço. No mesmo momento, eles recebem a remuneração, férias proporcionais com acréscimo de um terço, 13º salário proporcional, repouso semanal remunerado e adicionais legais. Os empregadores precisam preencher recibo de pagamento com os valores pagos a cada uma das parcelas.

Convocação para trabalho – A CLT define regras para o contrato intermitente. Uma delas diz respeito a convocação para trabalho. O empregador deve acionar o trabalhador com até três dias de antecedência, informando o local, a data e o horário da prestação de serviço. A convocação pode ser feita por e-mail, WhatsApp ou até por carta. O empregado poderá recusar a oferta de trabalho, não sendo dispensado por justa causa. Na prática, nada impede que uma chamada seja feita poucas horas antes de iniciar a prestação: desde que o empregado a aceite, é totalmente válida.

Fidêncio explica ainda que o período de inatividade não será considerado tempo à disposição de quem o contratou. Assim, uma pessoa pode prestar serviços a mais de um contratante com registro em carteira. Nesse cenário, não terá a subordinação jurídica, ou seja, se for chamado para trabalhar neste período poderá recusar a oferta.

Para facilitar esse processo, Fidencio e outros três sócios (Deivid, Eder e Fernando) desenvolveram a plataforma Symee, uma tecnologia para criação e gestão de contratos de trabalho intermitente que automatiza a chamada do profissional, o controle de horas e todos os cálculos de remuneração. Segundo ele, o objetivo é facilitar a contratação nesta modalidade, de maneira a fomentar o emprego formal e dar segurança jurídica às empresas que optam pelo contrato intermitente nas normas da CLT.

“Essa modalidade de trabalho é muito comum nos Estados Unidos e Europa. No Brasil ainda se apresenta como novidade, por isso algumas pessoas ainda têm receio de usá-la. Mas a experiência internacional mostrou que funciona muito bem. E num cenário de crise econômica agravada como a que vivemos hoje, é uma saída para empresa conseguir contratar apenas quando tiver demanda de trabalho, tendo maior previsibilidade, reduzindo o desemprego e  deixando de contratar trabalhadores informalmente. Acredito que ainda vá se popularizar muito no Brasil nos próximos meses”, analisa o advogado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul

Geral

Teto de escola desaba e fere professora e aluna em SC

Secretaria de Estado da Educação (SED) diz que visitou o local após o incidente

Geral

Prefeitura de Florianópolis arrecada mantimentos para população do RS atingida pelas chuvas

Pontos de coleta realizarão plantões para receber doações. Veja onde os pontos estão localizados

Geral

Barragem de contenção chega ao limite após as fortes chuvas em Concórdia

Defesa Civil confirmou que a barragem, que foi construída para a contenção das chuvas, chegou ao limite máximo

Geral

Foragido acusado de roubos e 25 homicídios é capturado em SC

Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (02) em Biguaçu

Mais notícias

Segurança

Morte de trabalhador após festa da empresa em Itapema é investigada

Quando os bombeiros chegaram ao local, Daniel já estava morto, encontrado de bruços sobre uma mesa de trabalho

Tempo

Nível do Rio Uruguai ultrapassa 11 metros em cidade de SC

Várias estruturas já foram afetadas, incluindo pontes e estradas inundadas