keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Itapema larga na frente na geração de empregos do setor da construção em 2024

Neste início de 2024, até o mês de fevereiro, a cidade já abriu 727 novos postos de trabalho, consolidando sua reputação como um centro de oportunidades no setor da construção civil

design horizontal 26 Visor Notícias
Foto: Reprodução

Itapema, reconhecida pelo setor da construção civil em Santa Catarina, manteve sua posição de liderança na criação de empregos neste segmento em 2023, destacando-se como a única cidade do estado a ultrapassar a marca de mil novas vagas no ano. Neste início de 2024, até o mês de fevereiro, a cidade já abriu 727 novos postos de trabalho, consolidando sua reputação como um centro de oportunidades no setor da construção civil no Litoral Norte.

Palhoça ocupa o segundo lugar

Seguindo Itapema no ranking da criação de vagas no estado, Palhoça ocupa o segundo lugar, com 519 novas oportunidades de emprego geradas no mesmo período, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este saldo positivo reflete o número de contratações em relação às demissões no setor. Em comparação, Santa Catarina como um todo viu a criação de 6 mil vagas na construção civil nos dois primeiros meses de 2024, um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 5,3 mil novos empregos. Nacionalmente, o setor da construção civil apresentou um crescimento expressivo, com 157 mil novas vagas criadas entre janeiro e fevereiro deste ano.

Itapema tem destaque desde 2020

Itapema tem se destacado consistentemente no setor desde 2020, ano em que o Caged adotou uma nova metodologia de contabilização. Em 2023, a cidade liderou o ranking estadual com a criação de 1.040 novas vagas, evidenciando o dinamismo de seu mercado de construção civil. Desde 2020, acumula a impressionante cifra de 4,3 mil empregos gerados no setor.

Crescimento demográfico

Além de seu sucesso econômico, Itapema também experimentou um notável crescimento demográfico e imobiliário. Entre os censos de 2010 e 2022, a população da cidade saltou de 46 mil para 76 mil habitantes, enquanto o número de domicílios aumentou 63%, atingindo um total de 52 mil casas e apartamentos. Este desenvolvimento tem impulsionado o setor de construção civil, refletindo-se na criação de empregos e no fortalecimento da economia local.

Completam a lista dos cinco maiores criadores de empregos na construção civil em Santa Catarina no início de 2024: Balneário Camboriú, com 467 vagas; Itajaí, com 375; e Chapecó, com 370.

Em 2023, após Itapema e Navegantes (888 vagas), Itajaí (696), Joinville (529) e Florianópolis (452) foram os principais municípios em termos de geração de empregos no setor, demonstrando a vitalidade e a importância da construção civil para a economia do estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Empresa apresenta grua de 32 metros e elevador que sobe 30% mais rápido na obra

Uma das novidades é o elevador de cremalheira, que tem um sistema inteligente de velocidade. Ele sobe até 30% mais rápido até o topo da obra

Mercado Imobiliário

Casas de ‘isopor’ são alternativas de obras rápidas com custo baixo em SC

Esse modelo construtivo, além de ser econômico, oferece conforto acústico e térmico

Mercado Imobiliário

Obras de infraestrutura e novos empreendimentos impulsionam mercado imobiliário de Porto Belo

Entre 2021 e 2023, o valor médio do metro quadrado da cidade valorizou mais de 70%

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo alcança VGV de R$ 350 milhões em 90 dias

Nos três primeiros meses de lançamento, o Lagom Perequê vendeu 81% das unidades disponíveis. Sucesso levou a antecipação da abertura de vendas de uma torre

Mais notícias

Segurança

Polícia apreende 25 mil comprimidos de ecstasy em SC

Uma pessoa foi presa e prejuízo ao tráfico é de R$ 2 milhões

Tempo

Fim de semana será de tempo instável em Santa Catarina

Confira a previsão do tempo para os próximos dias