keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Gás para a indústria deve aumentar 4% em janeiro e 8% em julho de 2020

Gás chega ao estado por meio do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol)

a99c83ffaf98329841ec6da714b90c7a Visor Notícias

Em 2020, o gás natural para a indústria catarinense tem previsão de reajuste de 4% em janeiro e de 8% em julho, adiantou o assessor da diretoria de administração e finanças da SC Gás, Marcos Tottene. Ele e o gerente de planejamento da companhia, Ricardo Santa Catarina, participaram da reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta-feira (18), em Florianópolis. “Por enquanto, a conta gráfica mostra que o impacto tarifário previsto tem esses dois movimentos”, informou Tottene, lembrando que há uma chamada pública em andamento para buscar o suprimento do insumo a partir de março do próximo ano, quando se encerra o contrato de fornecimento da SC Gás com a Petrobras.

O gás chega ao estado por meio do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). A renovação do contrato com a Petrobras implicaria aumento do preço por conta de uma nova política de mercado aplicada pela estatal brasileira. “Estamos passando por um momento de grande mudança nacional no setor de gás. A Petrobras está saindo de um papel de grande atuação na cadeia, desde a produção à distribuição, e dá espaço para novos agentes. Em Santa Catarina, estamos vivendo esse processo efetivamente”, declarou, Ricardo, observando que há em curso uma chamada pública para aquisição de gás, realizada por cinco concessionárias das regiões sul, sudeste e centro-oeste, que são atendidas pelo Gasbol. Foram selecionadas as empresas Petrobras, Shell, Total e YPFB, que agora estão na fase de negociação da chamada. “Estamos com o desafio de fechar esse trabalho e ter um novo supridor de gás a partir de abril”, ressaltou.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, disse que essa previsão de aumento põe a indústria em alerta. “Temos hoje em Santa Catarina o gás mais competitivo do país, mas com perspectivas de incremento no custo. Por isso, precisamos encontrar alternativas, tendo em vista que em alguns setores, como o cerâmico, há produtos que essa elevação pode representar de 20% a 25% do custo”, disse.

Na próxima quarta-feira, dia 23, o tema será abordado em reunião da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, quando será lançada a frente parlamentar do gás natural pela Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara, Otmar Muller, lembrou que essa estimativa de alta representa uma ameaça de curto prazo. Ele observou que as mudanças no mercado brasileiro de gás são positivas porque com a abertura do mercado, a tendência é de queda no preço do insumo. “Mas os benefícios desse novo mercado não serão imediatos. Então, quem depende do gás vai enfrentar uma situação difícil”, afirmou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Programa de Recuperação Fiscal de Santa Catarina entra em sua terceira e última fase

Renegociações são válidas para dívidas de ICMS anteriores a 31 de dezembro de 2022

Economia

Menos de 30% dos trabalhadores domésticos de SC têm carteira assinada

Dados são da PNAD Contínua do IBGE, do terceiro trimestre de 2023

Economia

Fábrica de SC é reconhecida como a primeira do Brasil que reaproveita 99,9% de seus resíduos

A empresa do Vale do Itajaí recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil, braço da Aliança Internacional Lixo Zero

Economia

Gastos de catarinenses no Dia das Mães aumentam 13% em 2024

O ticket médio deste ano apresenta um aumento de 8% em relação ao ano anterior

Economia

Estudo aponta SC com o menor índice de pobreza entre os estados brasileiros

Dados revelam que 11,6% dos catarinenses vivem com menos de R$ 664

Mais notícias

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul