keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Água?

Vale lembrar que a água bruta é impulsionada até a ETA por meio de tubulações específicas

informativo penha setembro 7 Visor Notícias

Uma Estação de Tratamento de Água, também conhecida por ETA, é um local na qual é realizada a purificação da água bruta, captada de alguma fonte natural como rios ou poços. O principal objetivo da ETA, portanto, é tratar essa água tornando-a própria para o consumo humano. Após passar pela captação e tratamento, a água pode ser utilizada nos mais diversos afazeres, desde o preparo de alimentos, a higiene da casa e pessoal e a ingestão.

Vale lembrar que a água bruta é impulsionada até a ETA por meio de tubulações específicas, chamadas de adutoras. Ao receber o tratamento, a água percorre um sistema completo que conta com diferentes etapas como a pré-alcalinização, coagulação, floculação, e o momento de decantação. A água também é filtrada e passa por uma adição de cloro e flúor, para depois receber o ajuste final de pH.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a ETA, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a estação ao reservatório do bairro Mariscal, entregue pela concessionária em 2019. “O foco é justamente dar aporte hídrico na alta temporada, que em anos anteriores teve registros de panes secas que ultrapassaram 15 dias”, pontua Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por agressão à companheira em Balneário Camboriú

Ela relatou que havia sido empurrada, apertada e mordida no nariz pelo homem

Tecnologia

Empresa catarinense de tecnologia brilha em evento de telecomunicações no México

A FiberX foi reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia da América Latina