keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Varíola do macaco pode ser a próxima pandemia? Veja o que se sabe

Alguns pesquisadores já alertaram que a doença é uma ameaça crescente

variola Visor Notícias
Foto: Divulgação

Quarentena obrigatória de 21 dias passou a ser exigida em alguns países por conta do surto da varíola do macaco. Alemanha e Bélgica já adotaram a medida de segurança. Por conta dos casos, muitas pessoas estão preocupadas se existe o risco da doença se tornar a próxima pandemia.  A adoção do isolamento foi justificada porque o vírus causador da doença pode ser transmitido por contato próximo com pessoas contaminadas e por meio de gotículas respiratórias ou fluidos corporais.

O ministro da saúde alemão, Karl Lauterbach, disse que, segundo um entendimento inicial, a propagação da doença viral não constituiu o início de outra pandemia, porém, não deve ser encarada sem vigilância. Embora os pesquisadores não estejam descartando completamente uma pandemia, eles acham pouco provável, menos ainda nos moldes do coronavírus.

“Depois de mais de dois anos vivendo uma pandemia, é compreensível que a notícia de um novo vírus se espalhando pelo mundo possa causar alarme, mas especialistas em saúde dizem que é improvável que a varíola crie um cenário semelhante ao do coronavírus, mesmo se mais casos forem encontrados”, afirmou a diretora técnica da Organização Mundial da Saúde, Maria Van Kerkhove,

A infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da OMS também disse que a varíola do macaco pode ser contida com ações coordenadas de vigilância entre os países. “Esta é uma situação controlável, particularmente nos países onde estamos vendo esses surtos”, explicou infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes, Maria Van Kerkhove, em entrevista coletiva sobre a doença.

“Queremos parar a transmissão de humano para humano. Podemos fazer isso nos países não endêmicos”, disse. Para isso, segundo ela, é necessário que países adotem ferramentas para identificação precoce de casos e tracem estratégias de isolamento.

Ameaça mais conhecida

Diferentemente da Covid-19, a varíola do macaco não é uma completa desconhecida. A doença já era endêmica na África, com casos raros, até então, fora do continente. Além disso, já existe uma vacina para prevenir tanto a varíola tradicional, erradicada em 1980, quanto a varíola do macaco. Esta, inclusive, já começou a ser aplicada em alguns países, diante do surto.

Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a vacinação em massa contra a doença não será necessária, devido à transmissão considerada baixa entre humanos, e ressaltou que medidas preventivas, como o uso de máscara e higiene das mãos ajudam a controlar o surto.

O que é a varíola do macaco

A varíola do macaco é uma infecção viral rara, parente da varíola que foi erradicada em 1980. De acordo com o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS), a doença geralmente dura de duas a quatro semanas e a pessoa se recupera. Os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.

Os sintomas da doença começam semelhantes aos da gripe, com dores musculares, dor de cabeça e calafrios, além de inchaço dos gânglios linfáticos. Depois, a doença progride para uma erupção cutânea que se espalha para o rosto e o corpo.

De acordo com a OMS, casos graves ocorrem mais comumente entre crianças e estão relacionados à extensão da exposição ao vírus, estado de saúde do paciente e natureza das complicações. As complicações da varíola do macaco podem incluir infecções secundárias, broncopneumonia, sepse, encefalite e infecção da córnea com consequente perda de visão.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mundo

Terremoto com magnitude significativa atinge Nova York

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, comunicou que o tremor foi sentido em todo o estado

Mais notícias

Saúde

Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

O programa "Aumigos'' utiliza a Terapia Assistida por Cães (TAC), para aprimorar as abordagens terapêuticas destinadas a pacientes autistas