keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Univali lança campanha de redução de uso de copos descartáveis

Objetivo é redução de 70% do consumo

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou  a campanha “Adote uma caneca” com o objetivo de incentivar o uso de utensílios reutilizáveis e reduzir em 70% o uso de copos plásticos descartáveis em seus campi. “Para se ter uma ideia, só em 2017 foram comprados e utilizados 2 milhões de copos plásticos descartáveis”, explica a engenheira ambiental, Francine Wendt. Além de copos plásticos e térmicos, a ação se estende a todos os descartáveis, como garrafas de água e canudos descartáveis.

“Além de levar mais de 450 anos para se decompor, há ainda o impacto negativo para a produção do copo descartável. Por exemplo, para produção de um copo descartável que vamos utilizar uma única vez por alguns minutos, a indústria precisa de 500 ml de água. Por outro lado, para se lavar um copo reutilizável na pia, precisamos de 400 ml. Como conclusão, beber água em um recipiente reutilizável causa menos danos ao planeta”, explica Francine.

A campanha também está alinhada a outras iniciativas de gestão ambiental e consumo consciente, como o recente pacto do município de Itajaí com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a redução da poluição plástica nos oceanos e aos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além da campanha de incentivo para que os funcionários e acadêmicos utilizem seus próprios utensílios não descartáveis, a política de Responsabilidade Social da Univali prevê outras atividades, como ações de logística reversa, redução do consumo de água e energia elétrica, e redução de impressões em papel.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Cidades

Alargamento da praia de Itapema é aprovado pela Câmara

O maior destaque da Operação Meia Praia é o projeto de alargamento da faixa de areia deste bairro

Mais notícias

Tempo

Piçarras registra em torno de 100 casas destelhadas por conta do ciclone

Prefeitura ativou abrigo no ginásio de esportes do centro

Segurança

Criança encontra o corpo de mãe esfaqueado no quarto de casa

O marido da vítima confessou o crime e alegou “distúrbios psíquicos”