keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Suprema Corte dos EUA aumenta acesso a porte de armas e derruba lei estadual

Direito estabelecido pela segunda emenda poderá reverberar nos estados

A Suprema Corte dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira (23), pela primeira vez,  que a Constituição norte-americana protege o direito individual de porte de arma em público para a defesa pessoal, oferecendo uma vitória histórica para os defensores do acesso aos armamentos em um país profundamente dividido sobre a questão da violência causada por armas de fogo.

A decisão, pelo placar dividido de 6 a 3 – com juízes conservadores na maioria e os juízes progressistas em discordância – derrubou os limites estabelecidos pelo estado de Nova York sobre o porte de armas ocultas fora de casa. A corte concluiu que a lei, aprovada em 1913, viola o direito de uma pessoa de “manter e portar armas” de acordo com a Segunda Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

A decisão, de autoria do juiz Clarence Thomas, declara que a Constituição protege “o direito de um indivíduo de portar uma arma de fogo para autodefesa fora de casa”.

Thomas acrescenta: “Não sabemos de nenhum outro direito constitucional que possa ser exercido por um indivíduo apenas após demonstrar a autoridades do governo a existência de uma necessidade especial”.

A decisão pode derrubar restrições similares em outros Estados norte-americanos e afetar outros tipos de restrições estaduais e locais às armas de fogo no país.

O direito às armas, prezado por muitos norte-americanos e prometido pelos fundadores do país no século 18, é uma questão polêmica em uma nação com alta incidência de violência causada por armas de fogo, inclusive com diversos atentados em massa. O presidente norte-americano, Joe Biden, que classificou a violência por armas de fogo como uma vergonha nacional e criticou a decisão.

“Essa decisão contradiz tanto o bom senso quanto a Constituição, e deveria nos perturbar profundamente”, disse Biden. “Na esteira dos horríveis ataques em Buffalo e Uvalde, assim como os atos diários de violência por armas que não chegam às manchetes, precisamos fazer mais como sociedade, não menos, para proteger nossos compatriotas americanos.”

Fonte: Reuters.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Homem fica com as pernas presas para fora de elevador

Segundo informações divulgadas pelo Malaysia Gazette, o acidente está sendo investigado

Mundo

Idoso solitário pede pizza para que entregador o ajude a se deitar

Ao longo do vídeo, o idoso parece dar as instruções ao entregador sobre como ajudá-lo o máximo possível até chegar à cama

Mundo

Mãe descobre que filho praticava bullying com colega e obriga jovem a se desculpa

Samm Jane ficou “furiosa” depois que professores ligaram para ela, dizendo que seu filho estava enviando mensagens cruéis para uma colega

Mundo

Em ranking dos dez melhores parques do mundo, três são brasileiros

O levantamento Travelers' Choice 2022 – Best of the Best mostrou que o Beto Carrero World está no terceiro lugar da lista

Mais notícias

Saúde

Secretaria de Saúde de BC estende horário de vacinação no posto Central

É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação, para que o profissional de saúde verifique quais vacinas devem ser aplicadas

Geral

Porto Belo capacita educadores sociais e facilitadores de oficinas

A capacitação foi ministrada pelo professor Paulo Machado