A gigante chinesa do comércio eletrônico de moda, Shein, dá um passo importante rumo à consolidação de seus investimentos em Santa Catarina. Recentemente, a empresa assinou um Acordo de Confidencialidade (NDA) com o governo estadual, sinalizando o aprofundamento do estudo de viabilidade para centralizar seus investimentos na região. As informações são de Estela Benetti, em coluna para o NSC Total.
O NDA foi assinado pelo diretor da Shein no Brasil, Felipe Feistler, e o Secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgar Usuy, durante a inauguração da sede brasileira da empresa em São Paulo. A nova sede se situa em um prestigioso endereço empresarial na Avenida Faria Lima, num prédio sustentável com o selo LEED Platinum.
Segundo Usuy, o acordo indica o contínuo interesse da Shein em investir no estado, impulsionando esforços para um estudo mais detalhado dessa possibilidade. No final de abril, em meio a pressões do governo brasileiro para reformular a tributação de plataformas digitais, a Shein anunciou planos de investir R$ 750 milhões no Brasil para produzir localmente 85% das peças de moda que vende no país.
Durante a reunião em São Paulo, Usuy apresentou a Feistler a possibilidade de Santa Catarina liderar o concurso de design de moda que a Shein realiza nos mercados onde atua. A Universidade do Estado de Santa Catarina, com seu renomado curso de graduação em moda, pode assumir a liderança nesse processo.
Além disso, Usuy lembrou que o vencedor do concurso nos EUA foi um designer brasileiro atuante no mercado americano. O criador do design vencedor recebe uma porcentagem sobre as vendas das peças criadas.
O secretário destacou que a Shein está buscando parceiros que tenham, além de maturidade de gestão, aderência tecnológica e valores alinhados com sua forte pegada ESG (ambiental, social e governança).
Para além da busca por parceiros para a criação e produção de moda, a Shein também tem planos para instalar um centro de distribuição no Brasil. Esse é um projeto de grande interesse para Santa Catarina, dada a sua forte infraestrutura logística, potencializada pela presença de cinco portos.
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