keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Shantala para bebês será oferecida nas unidades de saúde de Itajaí

A shantala é uma massagem milenar que as mães indianas faziam em seus bebês para ampliar os momentos de contato com o filho, fortalecendo o vínculo entre eles.

05a26db689e277165d8284a9ec8c6e63 Visor Notícias

As unidades de saúde e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS) passarão a oferecer uma nova técnica de massagem em bebês: a shantala. Nesta sexta-feira (31), ocorre a última aula do curso de capacitação sobre o assunto para profissionais da saúde do município. O encerramento será realizado, às 14h45, com uma aula prática no CEI Professora Rosana Aparecida De Souza, localizado na Rua Felipe Reiser, 650, bairro São João.

O curso de shantala é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde de Itajaí e faz parte da proposta de capacitação dos servidores em novas modalidades terapêuticas em Práticas Integrativas e Complementares. Ao todo, 25 servidores participam da capacitação.

Nos dias 15 e 24 deste mês, os servidores tiveram aulas teóricas sobre a técnica. Nesta sexta-feira (31), eles vão poder colocar em prática os benefícios da shantala diretamente com bebês. Após o curso, eles irão aplicar a técnica em suas unidades de saúde e multiplicar os conhecimentos com colegas e pacientes.

O que é a shantala?

A shantala é uma massagem milenar que as mães indianas faziam em seus bebês para ampliar os momentos de contato com o filho, fortalecendo o vínculo entre eles. Antes de ser uma técnica, ela é uma arte de dar e receber amor. A idade recomendada para a realização da shantala no bebê é a partir do primeiro mês até os cinco meses.

Os benefícios da técnica são relaxamento, bem-estar, melhora da respiração e do sono, melhora no funcionamento gastrointestinal, alívio e prevenção de cólicas, estimulação dos movimentos, além de auxiliar no desenvolvimento sensório-motor e no crescimento físico. A shantala ainda estimula a resistência imunológica e o autoconhecimento da criança, permitindo que os pais aprendam a linguagem corporal do bebê.

Além do curso de shantala, a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer para os profissionais de saúde, nos próximos meses, os cursos gratuitos em Auriculoterapia, Aromoterapia e Florais de Bach. A intenção é que as práticas integrativas sejam cada vez mais utilizadas nas unidades de saúde como opção de recurso terapêutico. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias