keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Senado aprova isenção de IPVA pra carros com mais de 20 anos de fabricação

A isenção não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques

design horizontal 2024 03 15T143857.474 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

Nesta quarta-feira (13), o Senado Federal aprovou uma proposta de emenda constitucional que versa sobre a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com mais de 20 anos de fabricação. A medida, que passará a vigorar em todo o território nacional, beneficiará estados como Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins e Alagoas, onde a isenção do IPVA ainda não está em vigor. Nos estados onde essa isenção já existe, não haverá mudanças.

O texto agora seguirá para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o relator, essa medida visa favorecer a parcela da população com menor poder aquisitivo, que muitas vezes destina uma parte significativa de sua renda para custear esse imposto.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores revelou que entre 2020 e 2021, a frota de veículos com mais de 20 anos aumentou de 2,5 milhões para 3,6 milhões, indicando uma tendência de envelhecimento dos veículos em circulação no país, que não era observada desde 1995.

Importante destacar que a isenção não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques. As alíquotas do IPVA em Santa Catarina permanecem inalteradas, sendo de 2% para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros, e de 1% para motocicletas e veículos similares.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Guararema News

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)