keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Apos falhas no sistema MEC prorroga prazo para convocacoes do Fies 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Diante de numerosas reclamações sobre problemas técnicos e atrasos na fila de espera, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para o dia 17 de maio. Inicialmente programado para encerrar na próxima terça-feira (30), o prazo foi estendido para garantir que todos os estudantes afetados pelas falhas no sistema tenham a chance de ser convocados. Esta medida foi anunciada após relatos de erros durante o processo seletivo, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (26).

No decorrer deste primeiro semestre, o Fies planeja oferecer 67.301 vagas, tendo já realizado cinco chamadas para candidatos em lista de espera desde o dia 28 de março. A prorrogação do prazo visa minimizar o impacto das dificuldades técnicas encontradas por muitos candidatos e assegurar uma distribuição mais eficiente das vagas. As vagas não ocupadas neste semestre serão disponibilizadas novamente no segundo processo seletivo do ano, com o programa prevendo a oferta total de 112.168 vagas para 2024.

O Fies é um programa destinado a estudantes que desejam cursar graduações em instituições privadas de ensino superior, oferecendo financiamento que só precisa ser quitado após a conclusão do curso. Para se qualificar, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançado no mínimo 450 pontos na média das provas e 400 pontos na redação, além de possuir uma renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa. A taxa de juros do financiamento é zero para todos os estudantes, e não é necessário fiador para famílias com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Ambev interrompe produção de cerveja para fornecer água ao RS

Empresa direcionou máquinas específicas para fábrica de Viamão (RS) com o objetivo de adaptá-la à produção de água potável

Geral

Campanha de Badin arrecada R$ 47 milhões para vítimas das enchentes no RS

Badin visitou locais impactados pela tragédia, como Roca Sales e Cruzeiro do Sul

Geral

Operação Asas Solidárias chega a 80 voos ao Rio Grande do Sul e 40 toneladas de doações

"Continuaremos até que não sejamos mais necessários", afirma Phillipe Martins, coordenador da ação

Geral

CRCSC, Governo do Estado e entidades contábeis se unem para ampliar arrecadação de recursos para fundos sociais

O objetivo foi aumentar o engajamento dos profissionais da contabilidade nas campanhas que buscam recursos para projetos sociais

Geral

CBF adia jogos de times gaúchos após enchentes no Rio Grande do Sul

Em vez de paralisar todo o campeonato, CBF adia somente jogos de equipes gaúchas, que sofrem duplo prejuízo em tragédia

Mais notícias

Eventos

Sicredi Vale Litoral SC premia associados na promoção Verão Premiado

Além dos três carros sorteados, a cooperativa entregou na promoção mais de 50 vale-compras de até 10 mil reais

Segurança

Caminhão com donativos parte de BC para o RS; confira o vídeo:

Esta iniciativa é fruto de uma ação organizada pela 29ª Delegacia de Polícia Civil em parceria com várias entidades