keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina contesta restrições à pesca de tainha na Justiça

A ação foi aceita pela Justiça Federal e a União tem 72h para responder após homologação

imagem mostra pilha de peixes
Foto: Divulgação/Secom

O governo de Santa Catarina está judicializando contra o Ministério da Pesca e do Meio Ambiente pela proibição da pesca industrial de tainha e a redução da cota artesanal anilhada para 2023. A medida, anunciada em março deste ano, busca sustentar a atividade e proteger a espécie, mas é vista pelo Estado como uma grande perda econômica.

O governo estadual se reuniu com associações de pesca e ministros em Brasília nas últimas semanas para buscar uma revogação, mas alega que suas solicitações foram ignoradas. A Ação Civil Pública foi aceita pela Justiça Federal na última sexta-feira e a União tem 72 horas para responder, após a homologação.

O relatório encaminhado à Justiça pelo governo catarinense destaca os impactos econômicos e sociais da redução “drástica” das cotas de pesca e da proibição da pesca industrial de tainha.

A temporada de pesca da tainha inicia em 1º de maio com a pesca artesanal de arrasto de praia. Quinze dias depois, inicia-se a pesca artesanal anilhada, cuja cota foi reduzida em 68%. A pesca industrial, agora proibida, começaria em junho.

Jorginho Mello, ministro da pesca, expressou na terça-feira (30) a esperança de reverter a situação e preservar essa importante atividade para o estado.

Tiago Frigo, secretário executivo de Aquicultura e Pesca, ecoou o sentimento, destacando a necessidade de proteger os pescadores artesanais do estado.

O que diz a portaria

A portaria, publicada em março, estabelece limites para a pesca da tainha no litoral Sul e Sudeste do Brasil de 15 de maio a 31 de julho. A redução de 68% nas cotas de pesca artesanal e a proibição da pesca industrial para 2023 são particularmente impactantes para Santa Catarina.

O limite estabelecido é baseado no que é “biologicamente aceitável” para a captura anual da espécie, com o objetivo de garantir a sustentabilidade da pesca da tainha nas regiões afetadas.

Qualquer excesso na cota resultará em uma redução na cota anual para 2024. Além disso, as embarcações que registram capturas acima do permitido podem ser proibidas de participar em safras futuras.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Investimentos em energia solar no Brasil alcançam R$ 200 bilhões

A capacidade instalada de energia solar no país agora ultrapassa 42,4 gigawatts (GW), equivalente a mais de três usinas de Itaipu

Economia

Programa de Recuperação Fiscal de Santa Catarina entra em sua terceira e última fase

Renegociações são válidas para dívidas de ICMS anteriores a 31 de dezembro de 2022

Economia

Menos de 30% dos trabalhadores domésticos de SC têm carteira assinada

Dados são da PNAD Contínua do IBGE, do terceiro trimestre de 2023

Mais notícias

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Segurança

Homem é ameaçado a mão armada em Tijucas

Acusado ainda não foi encontrado pela Polícia Militar