keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Recuperação ambiental da restinga da Praia Brava inicia na próxima semana

Plantas invasoras serão retiradas para dar lugar às espécies nativas

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí realizará, durante a Semana da Água, comemorada de 25 a 29 de setembro, o início de um projeto de recuperação da restinga da Praia Brava Sul, com a retirada de espécies vegetais exóticas invasoras e plantio de espécies nativas.

A ação tem como objetivo a preservação da vegetação nativa de restinga e também a conscientização da população, pois a restinga é fundamental para evitar que o mar avance em períodos de ressaca, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna local.

As principais espécies exóticas que são ameaça à biodiversidade da restinga são: Sombreiro, Agave e Mamona. Espécies exóticas como o Sombreiro apresentam copas altas e abertas que formam sombra em grandes áreas do solo. Como as espécies de dunas (restinga) precisam de luz do sol para se propagar, acabam perdendo a competição de sobrevivência com as exóticas.

A substituição da vegetação exótica pelas nativas traz vários benefícios, restabelece o equilíbrio para a biodiversidade do ecossistema da restinga, controla a erosão na praia e protege a costa dos efeitos da maré.

A Famai esclarece que a realização da atividade está de acordo com a Instrução Normativa 43, de 03 de setembro de 2014, que regulamenta a supressão de vegetação (espécies exóticas) em áreas de preservação permanente – APP, para posterior recomposição vegetal das áreas, atendendo a legislação vigente.

Após a remoção das espécies exóticas, a Fundação, em parceria com o grupo “Plantando por ai”, realizará a recuperação da restinga com o plantio de espécies nativas.

Cidades

Obra da subestação de energia em Itapema deve ser concluída em março informa a deputada Paulinha

A obra tem um custo estimado de R$ 17 milhões, e vai absorver totalmente o consumo de energia de Itapema

Cidades

Projeto Praia Acessível proporciona a moradores e turistas uma experiência inesquecível

Um simples banho de mar, considerado acessível e inesquecível, também é alcançável para pessoas com deficiência física (PcD) ou dificuldade de locomoção, em Balneário Camboriú. O projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes […]

Cidades

Florianópolis: Túnel Antonieta de Barros terá fechamento parcial para serviços de manutenção

Bloqueios serão sempre das 22h às 5h da manhã do dia seguinte para a realização de serviços de manutenção

Cidades

Trilhas de Itapema seguem recebendo sinalização

O trabalho de sinalização das trilhas continua em Itapema. O projeto é uma iniciativa da Fundação Ambiental Área Costeira Itapema (FAACI), em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico e os […]

Cidades

Prefeita de Itapema confirma Escola Cívico-Militar para mais de mil alunos

Segundo a chefe do Executivo, foi confirmado essa semana que Itapema será contemplada pelo Governo Federal

Mais notícias

Segurança

Delegados Regionais de Polícia participam de curso de aperfeiçoamento em gestão de segurança pública na Acadepol

Aprofundar conceitos e técnicas de gestão relacionadas à atividade administrativa tática da organização policial civil. Este é o objetivo principal do curso de Gestão de Segurança Pública que está sendo ministrado pela Polícia Civil de […]

Segurança

Polícia localiza cinco veículos roubados em Joinville

Cinco veículos roubados que estavam escondidos foram localizados e apreendidos pela Polícia Civil, em Joinville. As ações foram da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville e ocorreram nos últimos dias, no município. A primeira […]