keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Recuperação ambiental da restinga da Praia Brava inicia na próxima semana

Plantas invasoras serão retiradas para dar lugar às espécies nativas

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí realizará, durante a Semana da Água, comemorada de 25 a 29 de setembro, o início de um projeto de recuperação da restinga da Praia Brava Sul, com a retirada de espécies vegetais exóticas invasoras e plantio de espécies nativas.

A ação tem como objetivo a preservação da vegetação nativa de restinga e também a conscientização da população, pois a restinga é fundamental para evitar que o mar avance em períodos de ressaca, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna local.

As principais espécies exóticas que são ameaça à biodiversidade da restinga são: Sombreiro, Agave e Mamona. Espécies exóticas como o Sombreiro apresentam copas altas e abertas que formam sombra em grandes áreas do solo. Como as espécies de dunas (restinga) precisam de luz do sol para se propagar, acabam perdendo a competição de sobrevivência com as exóticas.

A substituição da vegetação exótica pelas nativas traz vários benefícios, restabelece o equilíbrio para a biodiversidade do ecossistema da restinga, controla a erosão na praia e protege a costa dos efeitos da maré.

A Famai esclarece que a realização da atividade está de acordo com a Instrução Normativa 43, de 03 de setembro de 2014, que regulamenta a supressão de vegetação (espécies exóticas) em áreas de preservação permanente – APP, para posterior recomposição vegetal das áreas, atendendo a legislação vigente.

Após a remoção das espécies exóticas, a Fundação, em parceria com o grupo “Plantando por ai”, realizará a recuperação da restinga com o plantio de espécies nativas.

Cidades

Frigorífico da Grande Florianópolis aproveitava carnes vencidas em produtos processados e embutidos

A Polícia Civil de Biguaçu, na Grande Florianópolis, abriu inquérito para investigar um frigorífico que utilizava carnes vencidas em alimentos processados. O estabelecimento foi fiscalizado e autuado pela Vigilância Sanitária da cidade em uma ação […]

Cidades

Secretaria da Agricultura interdita cultivos de ostras e mexilhões da Ponta de Baixo, em São José

Está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessa área

Cidades

Itajaí é a cidade com os imóveis de maior valorização do Brasil

Variação mensal do preço de venda de imóveis residenciais foi de 1,56% em março

Cidades

Prefeito de Itapoá visita Porto Belo para conhecer Leis e Projetos

O objetivo da visita foi conhecer os projetos futuros e obras custeadas por outorga onerosa, regulamentada em Porto Belo através da Lei Complementar 42/2012

Cidades

Audiência Pública discute LDO e PPA em Porto Belo

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, - LDO, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento

Mais notícias

Cultura e Lazer

Itapema 59 anos: As pedras misteriosas do Ilhota

O segundo episódio da série vai mostrar pra você que além de lindo esse cantinho mantém muita cultura

Geral

Ciclone deixa Santa Catarina em estado de alerta para ventos fortes

O fenômeno ocorre pela formação de um ciclone no mar, na altura do Litoral do Sudeste de Brasil